quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

UMA REFLEXÃO SOBRE O VÍDEO: FOCO NA TAREFA X FOCO NO RESULTADO
Francisco Luciano S. Pereira
O vídeo, Foco na Tarefa X Foco no Resultado, no convida a realizar uma reflexão sobre a realização de uma tarefa e a real meta, que se tem em mente, ou seja, refletir sobre o que se tem em mente ao realizar a tarefa, quais os reais objetivos ou se estar é apenas uma tarefa a ser realizada sem ter realmente um objetivo final, podendo ocasionar de não obtermos resultado algum ou chegar.
Nessa acepção, ao realizar uma tarefa é importante que esta esteja relacionada com as metas e objetivos que se quer alcançar. Assim, ao realizar uma tarefa tem que ter em mente o porquê da realização da mesma e se preocupar com os resultados que ela deve gerar e não simplesmente fazer a tarefa por fazer, sem ter o foco real, podendo influenciar na qualidade do que se produz, que como a utilidade da mesma.
E, nesse aspecto precisa-se pensar em gerar resultados ao realiza uma tarefa, de forma que no desenvolvimento da mesma, busque racionalizar tempo e custo, com foco orientador e que prime por melhorias, com vista em obtenção de melhores resultados, com caminhos melhores definidos e não simplesmente apenas no foco da tarefa, mas, com foco em produtivos e reais resultados.
Na analise do vídeo, vemos um comportamento obsessivo, do fazer tarefa por fazer, querer realizar a tarefa sem tem metas, ou seja, apenas realizar a tarefa sem se pensar em resultados, sem ao menos ter m em mente os objetivos e metas propostas, sem rumo ou direção, sem perspectiva de crescimento, mostrando que está ocupado não significa que está em uma direção certa, nem onde realmente irá chegar.
Assim, é importante refletir que ao focar na tarefa, sem uma atitude planejada, muitas vezes, podemos perder de vista o resultado que buscamos. Por isso, há a necessidade de realizar, sempre que necessário, realizar análise durante o processo de realizar a tarefa, e assim, refletir sobre o caminho e a continuidade do fazer, no intuito de melhorar e confirmar para onde queremos e devemos ir.
Portanto, o fazer tarefa não pode sobrepor sobre a função da mesma. Podemos fazer o melhor e mais rápido, mas, é preciso saber o porquê da tarefa e para que irar servi, ou seja, é preciso meditar se o nosso foco está apenas na tarefa ou no resultado que ela pode proporcionar ao conjunto, metas e objetivos gerais, ou mesmo, se podemos melhorar em favor do resultado e não do objeto, que nesse caso é a tarefa apenas a ser realizada.
REFERENCIAS
Foco na Tarefa x Foco no Resultado (vídeo) Endereço: https://youtu.be/J0iv3TqJBV8. Disponível no ambiente AVA.
MALTA, YÊDA SÁ. Unidade 1: Fundamentação e Aplicação da Psicologia do Trabalho. São Luís: UEMAnet, 2018.
MALTA, YÊDA SÁ. Unidade 2: A construção social do homem a partir das relações ligadas ao trabalho. São Luís: UEMAnet, 2018.
PEREIRA, Joselaine Cordeiro. Psicologia do trabalho. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário