segunda-feira, 6 de maio de 2019

PLANO DE TRABALHO: REAVALIAÇÃO DE PCMAT*
Introdução
O presente documento tem como objetivo reavaliar o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) da empresa, visando o replanejamento de medidas de controle e prevenção de segurança no meio ambiente de trabalho, que possibilite ações preventivas para solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
Objetivos
Ø Determinar e combater no ambiente de trabalho fatores físicos, químicos, biológicos e ergonômicos de reconhecida nocividade;
Ø Conseguir que o esforço físico e mental de cada trabalhador, no exercício da profissão, esteja adaptado as suas atitudes, limitações fisiológicas e psicológicas;
Ø Adotar medidas eficazes de proteção para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resistência dos trabalhadores;
Ø Descobrir situações que possam deteriorar a saúde dos trabalhadores;
Ø Aplicar programas educacionais que abranjam toda a comunidade e os aspectos de saúde;
Ø Impede a ociosidade de equipamentos/mão-de-obra, espaços físicos, garantindo a saúde e a qualidade dos serviços e produtos.
Itens a serem reavaliados
Ø Área de vivência e questões ergonômicas;
Ø Equipamentos de proteção individual e coletivo (EPI e EPC);
Ø Revisão da estrutura da obra, planos e metas;
Ø Rever as questões de situações de emergência;
Ø Levantamento dos ricos de acidente das medidas de proteção;
Ø Atribuições e responsabilidades na obra individual/coletiva.
Ações a serem desenvolvidas
Ø Antecipar e prever riscos a partir da experiência, dados históricos e outras fontes;
Ø Identificar e reconhecer riscos nos sistemas existentes e/ou futuros;
Ø Avaliar e determinar a probabilidade e severidade dos acidentes e incidentes;
Ø Aconselhar o cumprimento de normas, legislação, procedimentos e outros;
Ø Observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendações;
Ø Re-estabelecimento de metas, prioridades e cronograma dos prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas.
Considerações
O plano de trabalho do técnico de segurança do trabalho elaborado, tem objetivo técnico-preventivo a ser realizado na empresa como parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas no campo da proteção à saúde dos empregados, ou seja, identificar se os riscos profissionais presentes nos correspondentes ambientes de trabalho já estão ou não apresentando consequências nocivas à saúde e, conforme o caso, indicar medidas preventivas adequadas, bem como visar a qualidades dos serviços e produto prestado pela empresa.
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO – MTE. Norma regulamentadora 18 - NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
CHIBINSKI, Murilo. Indústria da Construção Civil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Paraná. Rede e-Tec Brasil, 2011.
Compilação: Francisco Luciano S. Pereira

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