Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância Resumo 1 – O que é a EAD?*
A rápida difusão da Educação a Distância
(EAD) é consequência do desenvolvimento tecnológico e da explosão informacional
do mundo globalizado.
Os primeiros registros sobre Educação a
Distância são de cursos por correspondência, viabilizados pela impressão em
escala, permitindo a educação de um contingente cada vez maior de pessoas.
Diversas iniciativas de EAD foram
surgindo, espalhadas pelo mundo. Berlim (Alemanha), Boston e Chicago (Estados
Unidos), Valência (Espanha), Vitória (Austrália), Paris (França) e Londres
(Inglaterra) são alguns exemplos de cidades que iniciaram atividades de ensino
por correspondência e, posteriormente, por outras mídias.
Com a grande difusão da EAD, muito se
escreveu sobre essa modalidade de ensino, o que permitiu uma diversidade de
definições para o termo.
Nas definições de EAD, alguns aspectos são
comuns: distância física entre professor e aluno; forma de estudo; uso de
tecnologias de informação; e comunicação (TICs) para promover a interação.
Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância Resumo 2 – Evolução Histórica da EAD*
Há relatos de que as Epístolas de São
Paulo podiam ser consideradas, no passado, uma forma de aplicação da educação a
distância.
A difusão da EAD só ocorreu, de fato, nos
séculos XIX e XX, em vários países europeus, como Suécia, França, Espanha,
Inglaterra e também nos Estados Unidos.
No Brasil, são pouco precisos os registros
sobre a existência de ensino a distância, mas há relatos de experiências de um
curso profissionalizante de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro,
na segunda metade do século XIX.
A evolução tecnológica da qual a EAD faz
parte pode ser dividida em fases cronológicas. A primeira, na década de 1960,
foi chamada de geração textual e utilizou somente textos impressos enviados pelos
correios; a segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980 e foi chamada de
geração analógica, utilizando como suporte textos impressos complementados por
recursos tecnológicos audiovisuais; a terceira e, atual, é a geração digital,
que utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as
tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de
computadores, bem como à internet.
As formas de ensinar e estudar a distância
foram se modificando ao longo dessas gerações, e as tecnologias educacionais
usadas podem ser divididas em independentes (muito utilizadas na primeira geração
de EAD) e dependentes.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância.
Referência
GOMES.
Silvane Guimarães Silva. Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância. Instituto Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC
BRASIL, 2010.
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