As bases de implantação da EAD – O PDI e o PP*
O
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
É
o elemento primordial para a implantação da educação, seja na modalidade
presencial ou a distância, pois é ele que define os princípios da instituição
no que se refere às suas ações de educação. Na elaboração de um Projeto
Pedagógico (PP), que faz parte do PDI, é necessário considerar os seguintes
aspectos, que vão compor a estrutura operacional do sistema de EAD:
− Identificação das
necessidades específicas do curso;
− Definição dos objetivos a
alcançar;
− Seleção e organização dos
conteúdos;
− Elaboração dos materiais
didáticos;
− Definição dos sistemas de
comunicação;
− Definição da infra-estrutura
de suporte;
− Orientação e tutoria;
− Organização das condições de
aprendizagem, tanto por parte do professor quanto do estudante;
− Gestão pedagógica,
tecnológica e administrativa;
− Avaliação da aprendizagem;
− Custos.
O
Projeto Pedagógico (PP)
O
Projeto Pedagógico foi instituído pela Lei no. 9.394/96 da LDB, embora sua
obrigatoriedade seja explicitada mais claramente na legislação do Conselho
Estadual de Educação (CEE) pela Deliberação 07/2000. Essa deliberação é sobre a
autorização para funcionamento e reconhecimento de cursos e habilitações novos,
oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES). De acordo com o disposto
no art. 4º, o PP de um curso deve conter:
− Perfil do profissional a ser
formado;
− Objetivos gerais e
específicos do curso;
− Descrição do Currículo
Pleno, que será oferecido com o ementário das disciplinas, das atividades e a
bibliografia básica;
− Número de vagas iniciais e
turno de funcionamento;
− Relação dos docentes e
especificação da composição por níveis;
− Acervo da biblioteca;
− Apresentação
de instalações, equipamentos, laboratórios.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010. (p. 61-62)
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