Pequeno Glossário EAD: Educação a Distância*
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) - Sistemas de computadores disponíveis na
internet (permitem articular palavras, sons, imagens e vídeos) que dão suporte
a atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelas TICs.
Atendimento
Assíncrono - Processo que permite o debate de temas, com a inclusão de opiniões
em qualquer tempo, não sendo necessário que os alunos estejam conectados
simultaneamente. Exemplo: correspondência, e-mail, aulas gravadas etc.
Atendimento
Síncrono - Processo que permite a comunicação entre duas ou mais pessoas em
tempo real, sendo necessário que os alunos estejam conectados simultaneamente. Exemplos:
no chat, no telefone, na videoconferência.
Hipertexto
- Sistema de organização da informação, no qual certas palavras de um documento
estão ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra é
selecionada. Forma de organizar a informação, na qual algumas palavras de um
documento estão ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra
em destaque é selecionada. Exemplo: páginas na internet.
Prensas
Móveis - Criada por Gutenberg (século XV). Usada para produção de livros. Usada
para imprimir jornais (a partir do século XVIII).
Telemática
(teleinformática) - Conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma
rede de telecomunicações, associadas por meios de informática e de
telecomunicação.
TICS -
Sigla para Tecnologias de Informação e Comunicação. Exemplos de TICS: televisão,
rádio, telefone, celular, computador conectado à internet.
Evolução
Tecnológica - Todo e qualquer recurso tecnológico que em determinado momento
foi considerado uma inovação. Exemplo: caneta, caderno, livro, TV, rádio, o fax,
computador, internet.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário