Um Olhar Sobre o Processo de Avaliação em AED: Tipos e
Forma*
Tipos
de avaliação
Avaliação Diagnóstica - Esse tipo de avaliação
permite ao professor verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o
assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.
Avaliação Formativa - Esse tipo de avaliação
pode acontecer periodicamente durante o curso. Serve para analisar o processo
de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a
partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa
aprender sobre determinado conteúdo.
Avaliação Somativa - Permite verificar o nível
de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas. A
atribuição de notas favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos,
permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas, ao final do curso.
Formas
de avaliar em EAD
Auto-Avaliação - O aluno realiza a
auto-avaliação com o objetivo de avaliar até que ponto ele avançou a sua
aprendizagem em determinado assunto de uma aula, bem como outros fatores que
podem interferir no seu “rendimento”, tanto positiva quanto negativamente.
Testes Objetivos - No ambiente de aprendizagem
é possível que o sistema processe as respostas automaticamente. Nesse caso, o
trabalho do professor é apenas cadastrar as respostas corretas para a
atividade, no ambiente do curso.
Estudo Dirigido - Pode ser utilizado para
avaliar se os alunos são capazes de expor seus conhecimentos após estudar um
determinado assunto.
Provas Presenciais ou Supervisionadas - As
avaliações presenciais em sistema de EAD são obrigatórias, de acordo com a
legislação vigente. Podem ser utilizadas para verificar o nível de preparo do
aluno presencialmente para responder sobre determinado conteúdo exposto ao
longo do curso.
Outras
Formas de Avaliações - Provas práticas em oficinas; demonstrações em
laboratórios; e, estudos de casos.
*Créditos: IFMA/CERTEC. Textos
compilados do Fascículo: Ambientação para Educação a distância: Tópicos
em Educação a Distância.
Referência
GOMES. Silvane Guimarães Silva. Ambientação
para Educação a distância: Tópicos em Educação a Distância. Instituto
Federal Maranhão (IFMA). CERTEC/E-TEC BRASIL, 2010.
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