HIPERTEXTO E INTERATIVIDADE
Quando nos referimos à
transformação nos textos e na escrita que ocorre através dos gêneros digitais,
estamos tratando dos aspectos de funcionalidade destes gêneros, que são a hipertextualidade,
a interatividade e a democratização do acesso.
Deste modo, surge o conceito
de texto com caráter interativo, o qual se configura pela participação através
da comunicação e pela produção de conteúdo no ambiente eletrônico. O hipertexto
– um tipo de texto virtual que traz consigo uma maneira diferente de comunicar
e que envolve não só os elementos textuais, mas também imagens, sons e links
que transportam o leitor para diversos tipos de textos – possibilita uma interação
participativa e até mesmo colaborativa, dependendo do seu formato.
De acordo com a opinião de
Xavier (2004, p.171), o hipertexto pode ser entendido como uma “forma híbrida,
dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas,
adiciona e condiciona a sua superfície formas outras de textualidade”.
Portanto, a hipertextualidade
designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o
leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento autogerenciado.
O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso
que o leitor pode construir.
Ao ser construído um caminho
pelo leitor, podemos afirmar que ocorre um processo de interatividade, a qual
está relacionada à possibilidade e facilidade que o usuário tem de modificar a
informação disponível, dando sugestões e possibilitando fazer colaborações,
atuando como sujeito, não sendo passivo como na mídia tradicional.
Para Dias e Filho (2003, p. 45), “a interatividade
seria uma espécie de condição de interlocução em que, continuamente,
modifica-se o objeto de observação, seguindo critérios de permutabilidade e
potencialidades, e de descontinuidade e indeterminismo”.
Referência
Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7.
UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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