sábado, 6 de fevereiro de 2021

 GÊNEROS DIGITAIS

Blog – É um tipo de diário virtual público que contém informações específicas sobre uma determinada pessoa, lugar ou situação e que é usado para expressar ideias, opiniões e posição em face de determinado assunto.

Chat (ou bate-papo) – É uma forma de conversar com outras pessoas que também estão online pela internet. Em contexto digital, via internet, denominamos bate-papo virtual.

Comércio eletrônico – Também é chamado de e-commerce, é qualquer forma de transação comercial em que as partes interagem eletronicamente.

E-governo – Utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

Comunidades (ou redes sociais) virtuais – Através de recursos dos meios de comunicação à distância, as comunidades virtuais representam espaços virtuais onde as pessoas se agrupam conforme interesses e perfil, e trocam experiências e informações no ambiente virtual. O exemplo mais conhecido é o Facebook.

Correio eletrônico – Sistema que permite a troca de mensagens eletrônicas entre contas de correio, também chamado de e-mail. Um usuário de e-mail possui uma conta no formato nomedousuario@provedor.com.br.

Site – Conjunto de páginas da internet sobre um mesmo assunto ou mesmo autor.

Home page – Página principal de um site ou seção de site.

Listas de discussão - Grupo de pessoas com interesses específicos, também chamados de comunidades virtuais, que se comunicam de forma assíncrona, via e-mail, mediada por um responsável que organiza as mensagens e faz triagens. Enquanto no e-mail e no chat predominam a linguagem informal, nas listas de discussão, em geral, são discutidos tópicos acadêmicos, o que leva os participantes a usarem uma linguagem mais formal.

Vídeo conferência interativa: A vídeo conferência consiste em uma discussão, em grupo ou pessoa-a-pessoa, na qual os participantes estão em lugares diferentes, mas com a vantagem de ver e ouvir uns aos outros como se estivessem em um mesmo local. Também permite a interação em tempo real em áudio e vídeo simultaneamente.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário