segunda-feira, 6 de março de 2023

 QUATRO COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA (Recorte de textos)

A liderança pode ser considerada como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços no estabelecimento e execuções de metas. (STOGDILL, 1974, apud SARTORELLI, CARVALHO, 2009).

1 O líder diretivo

Faz com que os liderados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas. A liderança diretiva leva a uma maior satisfação dos colaboradores quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas, porém pode se tornar ineficaz e redundante se os funcionários tiverem grande capacidade e experiência.

2 O líder apoiador

É amigável e demonstra sensibilidade às necessidades de seus subordinados, promovendo um clima de trabalho agradável. A liderança apoiadora leva a um melhor desempenho e uma melhor satisfação dos colaboradores quando os funcionários realizam as tarefas estruturadas.

3 O líder participativo

Focaliza a consulta aos liderados e utiliza suas sugestões antes de tomar uma decisão. Funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com uma liderança participativa.

4 O líder orientado para conquistas

Estabelece metas claras e desafiadoras e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível.

A arte de orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores de educar, resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas. (MACÊDO, 227, pág. 109).

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