FUNÇÕES COGNITIVAS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (Recorte de textos)
1 Funções
cognitivas superiores
Formação de conceitos,
raciocínio lógico, fundo de conhecimentos, capacidade de solucionar problemas e
de pensar de forma abstrata.
2 Distúrbio
O termo “distúrbio” está mais
vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento
neurológicos em funções corticais específicas. Do ponto do vista etimológico, a
palavra distúrbio pode ser traduzida como “anormalidade patológica por
alteração violenta na ordem natural”
3 Dificuldade
O termo “dificuldade” está
mais relacionado a problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio - culturais,
ou seja, o problema não está centrado apenas no aluno.
4 Transtorno
Transtorno não é um termo
exato, porém é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou
comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a
sofrimento e interferência com funções pessoais
5 Transtornos
neurocognitivos
Incluem condições neurológicas
e psiquiátricas referidas no DSM IV em Delirium, demência, transtorno
neurocognitivo leve e transtorno neurocognitivo maior. O DSM 5 ainda é mantido
nos subtipos específicos de Transtornos neurocognitivos.
Os transtornos globais do
desenvolvimento, que no DSM IV incluíam Transtorno desintegrativo da infância,
Síndrome de Rett e Asperger, foram absorvidos em um único diagnóstico,
transtorno do Espectro do Autismo, com algumas exceções.
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