segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PRINCÍPIOS DA AÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (Recortes de textos)

Introdução

A organização e acompanhamento do trabalho pedagógico, pautados em princípios pedagógicos, possibilita e desenvolve o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados, ou seja, permite desenvolver uma prática na escola em que se trabalhe os saberes, por meio do processo ensino e aprendizagem, que promova quem aprende e quem ensine, sendo os principais princípios norteadores: 1 Parceria de confiança; 2 Liderança democrática; 3 Acompanhamento sistemático; 4 Intencionalidade das ações; e, 5 Foco na aprendizagem dos educandos

1 Parceria de confiança

A confiança é uma das bases do relacionamento, que juntamente com a honestidade e respeito profissional entre os envolvidos, pode proporcionar, via de mão dupla, estimular o desenvolvimento de ações e aprendizados conjuntos.

2 Liderança democrática

O técnico pedagógico precisa ter uma postura ativa e facilitadora, ser um formador articulador e parceiro, construir diálogos construtivos alicerçados nas observações e evidências da prática e direcionamento para possibilidade de soluções de problemas.

3 Acompanhamento sistemático

Manter e preservar a parceria no processo do plano e ações práticas e divisão de tarefas articuladas com as metas e objetivos definidos, para garantir a integridade da parceria e compromisso de ambas as partes participantes do processo.

4 Intencionalidade das ações

Desenvolver as ações de acompanhamento com intencionalidade clara e objetiva, facilitando e articulando sempre que necessário o realinhamento das estratégias traçadas, com foco nas metas e objetivos elaborados e propostos no plano.

5 Foco na aprendizagem dos educandos

Desenvolver o acompanhamento pedagógico de forma reflexiva visando sempre a ação de qualidade dos participantes do processo pedagógico: gestão escolar, coordenador pedagógico escolar e professor, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário