PRINCÍPIOS
DA AÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (Recortes de textos)
Introdução
A organização e acompanhamento
do trabalho pedagógico, pautados em princípios pedagógicos, possibilita e desenvolve
o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados, ou seja, permite
desenvolver uma prática na escola em que se trabalhe os saberes, por meio do
processo ensino e aprendizagem, que promova quem aprende e quem ensine, sendo
os principais princípios norteadores: 1 Parceria de confiança; 2 Liderança
democrática; 3 Acompanhamento sistemático; 4 Intencionalidade das ações; e, 5 Foco
na aprendizagem dos educandos
1 Parceria
de confiança
A confiança é uma das bases do
relacionamento, que juntamente com a honestidade e respeito profissional entre
os envolvidos, pode proporcionar, via de mão dupla, estimular o desenvolvimento
de ações e aprendizados conjuntos.
2
Liderança democrática
O técnico pedagógico precisa
ter uma postura ativa e facilitadora, ser um formador articulador e parceiro,
construir diálogos construtivos alicerçados nas observações e evidências da
prática e direcionamento para possibilidade de soluções de problemas.
3
Acompanhamento sistemático
Manter e preservar a parceria
no processo do plano e ações práticas e divisão de tarefas articuladas com as
metas e objetivos definidos, para garantir a integridade da parceria e
compromisso de ambas as partes participantes do processo.
4
Intencionalidade das ações
Desenvolver as ações de
acompanhamento com intencionalidade clara e objetiva, facilitando e articulando
sempre que necessário o realinhamento das estratégias traçadas, com foco nas
metas e objetivos elaborados e propostos no plano.
5 Foco
na aprendizagem dos educandos
Desenvolver o acompanhamento
pedagógico de forma reflexiva visando sempre a ação de qualidade dos
participantes do processo pedagógico: gestão escolar, coordenador pedagógico
escolar e professor, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos.
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