REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA (Recortes de textos)
O papel da escola se modificou
ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade. Mudanças
que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao
funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público.
Novas formas de organização da
sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns
aos membros de um determinado grupo, assim o processo educativo que era único
passou a ser dividido pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos
trabalhadores.
Muito embora, houvesse
ocorrido esta fragmentação da educação no passado, impostas pelo capitalismo,
hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações
do homem e da sociedade, sendo vista, como ato social, pela primeira vez pelo
pedagogo Émile Durkheim, que defendia a postura social que a escola e a
educação em si, devem permear.
Apesar deste autor não ter
desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o
significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de
ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.
A escola emerge como uma
instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da
mesma forma como emerge para a evolução da sociedade e da própria humanidade,
e, como instituição social, possui objetivos e metas, empregando e reelaborando
os conhecimentos socialmente produzidos.
A escola considera tudo
significativo como: os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos,
afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e
relações entre os diferentes segmentos. Este espaço de desenvolvimento e
aprendizagem envolve todas as experiências contempladas nesse processo.
Assegurar o direito a educação
escolar em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de
ensino público e gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos
maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas
pela Lei 9.394/90 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira
(LDB).
Essas medidas especiais
temporárias ou não, desencadeadas pelo Estado (assim entendido como todas as
esferas do poder público) têm como objetivo eliminar as desigualdades
historicamente acumuladas, de forma a compensar as perdas provocadas pela
discriminação e marginalização de determinados grupos sociais. Contudo, certas
lacunas deixadas pelas leis que regem a educação no Brasil devem ser supridas
pelas ações afirmativas na forma de políticas públicas educacionais.
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