DIMENSÕES E COMPETÊNCIAS DO GESTOR ESCOLAR (Recortes de textos)
Introdução
Para
o desenvolvimento da gestão escolar, observamos o grupo de dez competências consideradas
estruturantes para que o ser humano, na atualidade, para que possa exercer
plenamente sua emancipação intelectual, social e afetiva, que estão distribuídas
em quatro dimensões fundamentais da essência humana, sendo estas: Ser; Fazer; Conhecer;
e, Conviver.
1 Dimensão Ser
a) Competência 1 – Autonomia
Saber fazer escolhas
e tomar decisões acerca de questões pessoais e coletivas, fundamentadas no autoconhecimento
e em seu projeto de vida, de forma responsável e solidária.
2 Dimensão Fazer
b) Competência 2 – Gestão da informação: Acessar, selecionar, processar, transmitir e
compartilhar informações, em contextos e mídias diversas.
c) Competência 3 – Gestão de processos: Planejar, executar e avaliar os processos de
aprendizagem, trabalho e convivência.
d) Competência 4 – Criatividade: Fazer novas conexões a partir de conhecimentos
prévios, trazendo contribuições de valor para si mesmo e para o mundo.
3 Dimensão Conhecer
e) Competência 5 – Resolução de problemas: Mobilizar-se diante de um problema, lançando mão de
conhecimentos e estratégias diversos para resolvê-lo.
f) Competência 6 – Curiosidade investigativa: Ter interesse e persistência para explorar,
indagar, experimentar, aprender e reaprender sobre si, o outro e o mundo.
g) Competência 7 – Pensamento crítico: Analisar, relacionar e sintetizar ideias, fatos e
situações, assumindo posicionamentos fundamentados.
4 Dimensão Conviver
h) Competência 8 – Colaboração: Atuar em sinergia e responsabilidade compartilhada,
respeitando diferenças e decisões comuns.
i) Competência 9 – Comunicação: Compreender e fazer-se compreender em situações
diversas, respeitando os valores e atitudes envolvidos nas interações.
j) Competência 10 – Liderança: Mobilizar e orientar as pessoas em direção a
objetivos e metas compartilhados, liderando-as e sendo liderado por elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário