TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS (Recortes de textos)
1 Pedagogia
Tradicional
a) Papel da escola - transmitir conhecimentos
disciplinares para a formação geral dos alunos, objetiva e preparação
intelectualmente.
b) Relação professor-aluno - professor detentor
do conhecimento, aluno apenas memoriza o ensinado. O conhecimento centrado no
professor cuja função é a de vigiar e aconselhar o aluno. Autoridade e
disciplina.
c) Metodologia – aulas-expositivas,
comparações, exercícios, lições de casa. Exposição oral dos conteúdos
enfatizando a necessidade de exercícios repetitivos para garantir a
memorização.
d) Conhecimento – dedutivo. São apresentados
apenas os resultados, para que sejam armazenados.
2 Pedagogia
Renovada - Escolanovismo
a) Papel da escola - adequar necessidades
individuais do homem ao meio e ao mundo. O produto é a interação entre eles.
b) Relação professor-aluno - clima
psicológico-democrático, professor é auxiliar das experiências.
c) Metodologia - propiciar experiências, em que
o aprendizado ocorra por meio de pesquisa individual, ou seja, aprender
experimentando.
d) Autores - Piaget - Teoria do Desenvolvimento, John
Dewey (1859-1952), entre outros.
3 Pedagogia
Tecnicista
a) Papel da escola - produzir indivíduos
competentes para o mercado de trabalho, pois o mundo é o meio podendo ser
manipulado e selecionado.
b) Relação professor-aluno – professor é o técnico
responsável pela eficiência do ensino.
c) Metodologia – Introdução das Disciplinas
Técnicas para atingir objetivos instrucionais, aprender fazendo.
d) Autores – Skinner, Briggs, Pavlov, entre
outros.
4 Pedagogia
Libertadora
a) Papel da escola – Ênfase ao não-formal. É
crítica, questiona as relações do homem no seu meio. Abordagem interacionista.
b) Relação professor-aluno – Relação
horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer.
c) Metodologia – Temas geradores extraídos da
vida dos alunos. Pedagogia do oprimido.
d) Autores – Paulo Freire, Miguel Gonzáles
Arroyo, entre outros.
5 Pedagogia
Histórico-Crítica
a) Papel da escola – Prepara o aluno para
participação ativa na sociedade. Homem considerado uma pessoa situada no mundo.
b) Relação professor-aluno - Professor é
autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador
entre conteúdos e alunos.
c) Metodologia – Ensino centrado no aluno,
reconstrói em si o mundo exterior, técnicas de dirigir a pessoa a sua própria
experiência para que ela possa estruturar-se e agir.
d) Autores – Montessori, Vygostky, Neill, C.
Rogers, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário