SIGNIFICADO CONCEITUAL DE APRENDIZAGEM (Recortes de textos)
1 O
que é Aprendizagem
Aprendizagem é um fenômeno ou
um método relacionado com o ato ou efeito de aprender, processo este que
estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando
um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. E, sendo um
fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento
do indivíduo em função da experiência.
A aprendizagem escolar se
distingue:
a) pelo caráter sistemático e intencional;
b) pela organização das atividades (estímulos)
que a desencadeiam;
c) pelas atividades que se inserem em um quadro
de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar.
O ponto central do processo de
ensino-aprendizagem passou a ser a atividade do aluno enquanto agente da
sua aprendizagem, deixando, assim, de ser o agente passivo do ensino ministrado
pelo professor.
As dificuldades de
aprendizagem resultam tanto de um funcionamento deficiente da escola como são
devidas a fatores de ordem psicológica ou sócio-cultural.
2 Aprendizagem
e desenvolvimento
Jean Piaget apresentou uma
distinção entre aprendizagem e desenvolvimento, afirmando que muitas pessoas
confundem os dois conceitos. De acordo com o epistemólogo suíço, o desenvolvimento
está relacionado não só ao desenvolvimento físico, mas também se refere ao
sistema nervoso e às funções mentais. O conceito de aprendizagem é mais
simples, pois acontece através de um intermediário (professor), sendo um
processo limitado a uma estrutura mais simples que o desenvolvimento.
3 Aprendizagem
significativa
A aprendizagem significativa é
um conceito importante na teoria da aprendizagem apresentada por David Ausubel.
Segundo o psicólogo da educação, a aprendizagem significativa implica que os
novos conteúdos aprendidos pelo aluno são organizados e formam uma hierarquia
de conceitos, e se relacionam com o conhecimento previamente interiorizado pelo
aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário