PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR (*Escola Digna, p. 18)
a) Organização e coordenação das
atividades de planejamento, avaliação e da elaboração do projeto
político-pedagógico, acompanhar e avaliar a execução dessas ações;
b) Assistência pedagógico-didática aos/às
professores/as, no auxílio à organização das situações de aprendizagem
adequadas às necessidades dos/as estudantes;
c) Efetivação das atividades de rotina
como: reuniões pedagógicas, conselhos de classe, escolha do livro didático,
diagnóstico de aprendizagem, avaliação, seleção e provimento do material
didático necessário às aulas;
d) Acompanhamento da aprendizagem dos/das
estudantes, definindo quais as expectativas de aprendizagem devem ser atingidas
por todas as turmas;
e) Divulgação dos objetivos da escola e
suas metas, assim como acompanhar o desempenho escolar dos/das estudantes e
apresentar os resultados à comunidade escolar;
f) Definição do tempo escolar e
constituição das turmas;
g) Elaboração do Calendário Escolar;
h) Integração dos/as estudantes por meio
de atividades científicas, lúdicas, esportivas e associativas (grêmios, etc.);
i) Fortalecimento da relação
escola-comunidade;
j) Formação continuada dos/das docentes e
do pessoal técnico-administrativo.
*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações
pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>.
Acesso: jan.2023.
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