PLANOS ESCOLARES E SEUS ASPECTOS OPERACIONAIS (*Escola Digna, p. 31-32)
1 Plano de Ensino
Organiza o conjunto das experiências de
sala de aula e extraclasse a serem promovidas sob a orientação do/a professor,
em um ano letivo, pautado no Projeto Político Pedagógico e na organização
curricular seguida pela escola, em consonância com as Diretrizes Curriculares
Nacionais e Estaduais, definidas para o nível de ensino em estudo. Em virtude
disso, sua implementação deve ser realizada pelo/a professor/a, mas sua
elaboração deve envolver o/a diretor/a da escola, a coordenação/ supervisão
pedagógica.
2 Plano de Aula
É um guia de trabalho que organiza o tempo
e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de
modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para
esse segmento educativo, portanto, é a sistematização de todas as atividades que
se desenvolvem no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a
interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem.
3 Plano de Intervenção Pedagógica
Deve estar centrado no desempenho escolar
dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos
(local) e externos (nacional), Identificadas as dificuldades a equipe
pedagógica planeja ações estratégicas, com objetivos bem definidos,
fortalecendo a integração e fomentando o protagonismo de educandos/as e
educadores/as.
*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações
pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>.
Acesso: jan.2023.
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