CARACTERÍSTICAS E ETAPAS DO PROJETO PEDAGÓGICO (*Escola Digna, p. 28)
1
Característica (VEIGA 2001)
a) ser processo participativo de decisões;
b) preocupar-se em instaurar uma forma de
organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
c) explicitar princípios baseados na
autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo
à participação de todos no projeto comum e coletivo;
d) conter opções explícitas na direção de
superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade
especifica;
e) explicitar o compromisso com a formação
do cidadão.
2 Etapas
a) estabelecer um
cronograma geral;
b) definir a equipe de
elaboração com distribuição de papéis e atividades;
c) agendar reuniões
para discussão de cada etapa;
d) realizar encontros
com a comunidade (professores/as, funcionários/as, pais, estudantes e
colaboradores/as) escolar para diagnosticar (possibilidades e fraquezas da
escola), definir qual escola se quer ter e discutir sobre quais estratégias
serão utilizadas para realizar o que se quer;
e) registrar em ata
cada encontro;
f) avaliar constantemente
o trabalho e os resultados;
g) sistematizar o
documento final com a proposta pedagógica e política da escola; 8. Analisar o
texto do documento em plenária.
*Compilação de: MARANHÃO. SEDUC. Escola Digna. Gestão Escolar: Caderno de orientações
pedagógicas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_quilombola/material_maranhao.pdf>.
Acesso: jan.2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário