PROCEDIMENTOS ENVOLVIDOS EM
CADA ETAPA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (Recortes de textos)
1ª Etapa – Apresentação da Situação
a) Compartilhar a
proposta de trabalho com os alunos: É importante explicar o trabalho passo-a-passo;
Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será
estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas; Organize,
junto com a turma, um plano de ação, anotando em um cartaz cada etapa da
proposta.
b) Sondar o conhecimento
prévio dos alunos acerca do gênero: Nessa etapa, o professor conversa com os
alunos sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado, ou seja: finalidade,
para quem é produzido, onde e como é produzido, qual o tipo de linguagem
utilizada etc.
c) Ler diferentes
textos do gênero escolhido e Identificar as marcas do gênero: Nessa etapa, o
professor deverá promover o contato dos alunos com diferentes textos do mesmo
gênero a ser trabalhado, com vistas a discutir sobre os aspectos de sua
organização, comprovando, ou não, o que fora previamente levantado pelos
alunos.
d) Buscar informações
sobre o tema: Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. É
preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve, qualquer que seja a situação
comunicativa, pesquisando, entrevistando pessoas, coletando dados da cultura
local; É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como
fazer), utilizando o gênero mais apropriado para a produção.
2ª Etapa – Produção Inicial
a) Ampliar o
repertório dos alunos: De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa
para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de
atividades de leitura, escrita e oralidade, as mais diversas possíveis; É
fundamental oferecer bons e variados textos; aproximando a turma do gênero em
estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos
alunos.
b) Analisar as marcas
do gênero: No decorrer das atividades, é essencial a mediação do professor,
para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos
autores na escrita. Por exemplo: ler textos, identificar as marcas próprias do
gênero (as expressões próprias, os tempos verbais utilizados).
c) Produzir um texto
coletivo: Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática. O
professor coordena a produção de texto coletivo, dando oportunidade para que os
alunos troquem ideias, exponham seus conhecimentos, dúvidas. Neste papel, o
professor incentiva a participação de todos, organiza as falas, faz
intervenções, transforma o discurso oral num texto escrito.
3ª Etapa – Produção Final
a) Produção escrita individual: É hora de o professor mobilizar os alunos
para a escrita individual. Para realizar essa atividade, é necessário retomar a
situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Nessa produção
final, o aluno deve colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo da
sequência didática.
b) Revisão da produção e reescrita final da produção individual: Essa é uma tarefa que exige muita dedicação por parte do professor e dos alunos. Exige ler, reler, identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. Portanto, o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.
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