SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEITOS E ORIENTAÇÕES (Recortes de textos)
Uma sequência didática (SD)
pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas e
articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral ou uma produção.
As
sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas
para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, sendo organizada em três etapas básicas
de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, elas envolvem
atividades de aprendizagem e de avaliação.
Podem
e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o
professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis
de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles
precisam dominar. Essas sequências orientam o professor, por exemplo, para o trabalho
com os gêneros textuais.
Nesse
contexto, para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual,
passo a passo, pois ao organizar uma sequência didática, o professor pode
planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares
desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de
sua escrita, antes de propor uma produção escrita final.
É importante
ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o
grau de aprendizagem dos alunos acerca desse gênero. Isso é necessário para que
a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito
fácil, o que desestimulará os alunos por não encontrarem desafios, nem muito
difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as
atividades.
Outra
vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos
gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem
aprende. Sendo também interessante, a realização de atividades em duplas e
grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos
outros.
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