sexta-feira, 7 de junho de 2024

 A IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Conceito Introdutório

A Sala de Leitura, dentro do contexto pedagógico, apresenta-se como um ambiente de promoção da leitura, da formação de leitores, e do fomento à escrita. Um espaço que contribui com o processo de alfabetização e letramento desenvolvido pelo(a) professor(a) em Sala de Aula, onde ambos ambiente – Sala de Leitura e Sala de Aula (e todos os profissionais envolvidos), são parceiros do processo em prol do protagonista da educação, o educando.

Recursos e Ambiente

A sala de leitura deve apresentar, dentre outros: mesas redondas, cadeiras que permitam boa postura, bastante acervo com boa qualidade, espaço suficiente para locomoção de educandos e profissionais, de forma a desenvolver competências de leitura, escrita e oralidade, de reflexão e argumentação. Todo o acervo deve estar numa disposição estética, organizada e de forma simples, acessível e agradável os alunos e profissionais da educação.

Contexto da Comunidade

Para desenvolver as atividades na Sala de Leitura é importante buscar realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, pois a construção do plano de trabalho da Sala de Leitura, precisa levar em conta as informações obtidas e analisadas a partir da identidade da escola, com vista nos aspectos da realidade da comunidade escolar, que são prioritários e que merecem intervenções com vista na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos Educacionais

Tendo em vista a característica e intencionalidade educacional da Sala de Leitura (parceira da Sala de Aula, que tem mesmos objetivos), a mesma visa aprimorar o uso da leitura e escrita por meio da ludicidade, interpretando diferentes de textos literários vinculando-os a sua função social e despertar o prazer pela leitura, exercitando a expressão oral como manifestação de opinião argumentativa, construindo conhecimentos significativos para o educando.

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