A IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR
Conceito Introdutório
A Sala de Leitura, dentro do
contexto pedagógico, apresenta-se como um ambiente de promoção da leitura, da
formação de leitores, e do fomento à escrita. Um espaço que contribui com o
processo de alfabetização e letramento desenvolvido pelo(a) professor(a) em Sala
de Aula, onde ambos ambiente – Sala de Leitura e Sala de Aula (e todos os profissionais
envolvidos), são parceiros do processo em prol do protagonista da educação, o
educando.
Recursos
e Ambiente
A sala de leitura deve apresentar, dentre outros:
mesas redondas, cadeiras que permitam boa postura, bastante acervo com boa
qualidade, espaço suficiente para locomoção de educandos e profissionais, de
forma a desenvolver competências de leitura, escrita e oralidade, de reflexão e
argumentação. Todo o acervo deve estar numa disposição estética, organizada e
de forma simples, acessível e agradável os alunos e profissionais da educação.
Contexto da Comunidade
Para desenvolver as atividades na Sala de Leitura é
importante buscar realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com a
proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, pois a construção do plano de trabalho da Sala
de Leitura, precisa levar em conta as informações obtidas e analisadas a
partir da identidade da escola, com vista nos aspectos da realidade da
comunidade escolar, que são prioritários e que merecem intervenções com vista
na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos
Educacionais
Tendo em vista
a característica e intencionalidade educacional da Sala de Leitura (parceira da
Sala de Aula, que tem mesmos objetivos), a mesma visa aprimorar o uso da
leitura e escrita por meio da ludicidade, interpretando diferentes de textos
literários vinculando-os a sua função social e despertar o prazer pela leitura,
exercitando a expressão oral como manifestação de opinião argumentativa,
construindo conhecimentos significativos para o educando.
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