A ORIGEM DOS CANTINHOS DE LEITURAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM CAXIAS MA
Joselma C. L. dos Santos
No contexto educacional, “o
Cantinho da Leitura”, surge com intuito de estabelecer um diálogo entre práticas
de alfabetização e letramento de forma a promover nos educandos, a interação
com o conhecimento, objetivando interpretar e recriar a maneira de ver o mundo,
utilizando suas próprias estratégias e ferramentas de ação e compreensão do desenvolvimento
da linguagem, construção do vocabulário, noção da estrutura da língua,
divertimento, prazer, e, consequentemente, a ampliação de saberes do mundo que
os rodeiam, no qual fazem parte.
Dentro dessa conjuntura, o Pacto Nacional Pela
Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no âmago de sua metodologia de trabalho,
implementou essa “técnica” ao instalar Cantinhos de Leitura em todas as salas
de Alfabetização das escolas públicas municipais de Caxias MA, no período de
2013 a 2018, no qual os professores alfabetizadores inseridos no Programa Pacto
Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, compreendendo do 1º ao 3º
Ano do Ensino Fundamental I, recebiam materiais de formação, visando trabalhar
a alfabetização e letramento, de maneira a aliar o prazer da leitura à formação
de leitores e à aprendizagem de conteúdos relacionados a diversos campos do
saber.
Outo ponto que vale ressaltar,
é que o município de Caxias MA (e outros municípios que aderiram ao programa –
depoimentos vistos em encontros de formações) também eram contemplados pelo
MEC/FNDE com acervos referentes ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, obras
complementares específicas para cada sala de alfabetização, dicionários e
livros paradidáticos do Programa Nacional Biblioteca na Escola, jogos, dentre
outros materiais que tinham como objetivo fortalecer o processo de aprendizagem
na alfabetização dos alunos até os 8 anos de idade.
Portanto, os CANTINHOS DE
LEITURA EM SALA DE AULA, não é uma política nova no âmbito da Alfabetização.
Sabe- se que os professores alfabetizadores que foram cursistas no PNAIC, eram
e continuam sendo conhecedores de todos os conteúdos e estratégias na íntegra,
consequentemente pondo em prática todo conhecimento adquirido e logo
trabalhando com esse espaço em suas salas de aulas.
Em vista disso, a retomada dos
CANTINHOS DE LEITURAS EM SALAS DE AULAS, não configuram-se uma INOVAÇÃO na
Alfabetização, é apenas, trazer de volta ao cenário de Alfabetização, uma ação
que jamais deveria ter sido banida durante 6 anos pelos municípios, pois
valoriza as narrativas, entrelaçando todos os campos de experiências, assumindo
significados de vivência reais para os educandos, contribuindo para a
construção de futuros proficientes “leitores e escritores”.
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