segunda-feira, 6 de maio de 2024

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: 6 DE MAIO

Nesta data, em 6 de maio, em homenagem a Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César Mello e Souza, notório matemático, escritor e educador brasileiro, comemoramos o dia nacional da matemática.

Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor brasileiro. Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Filho de pais professores. Cursou o Colégio Militar e Pedro II, formou-se Professor depois Engenheiro pela Escola Nacional de Engenharia (UFRJ). Estudou a cultura Árabe e Oriental. Casou-se e teve 3 filhos. Publicou livros de ficção, fábulas, recreação e curiosidades matemáticas, livros didáticos e sobre educação. Lecionou História, Geografia e Física até fixar-se em Matemática. Faleceu em Recife vítima de um ataque cardíaco, em 18 de junho de 1974.

Autor de cerca de 123 livros, contendo romances, contos, lendas, novelas, artigos, dentre outros, com destaque maior para “O Homem que Calculava”. Nelas explorou fortemente temas da cultura oriental, da qual foi grande estudioso. Com vistas ao seu ensino, Malba Tahan foi um precursor e, devido à sua obra, se tornou um marco na história da Educação Matemática brasileira. Muitas de suas ideias estão presentes em livros didáticos atuais, cursos de formação de professores e pesquisas universitárias, dentre outras.

Entre suas principais publicações temos: “Contos de Malba Tahan” (1925); “Histórias e fantasias da Matemática” (1939), “Matemática divertida e pitoresca” (1941), “Matemática divertida e fabulosa” (1942), “Diabruras da Matemática” (1943), “As grandes fantasias da Matemática” (1945), “O escândalo da Geometria” (1946), entre outros. “O Homem que Calculava” (1937 – livro que o consagrou) e “Didática da Matemática” (1961 – obra que o posicionou forte e fundamentalmente a respeito do ensino da Matemática).

Nenhum comentário:

Postar um comentário