segunda-feira, 6 de maio de 2024

 PLATÃO (Resumo de conteúdo)

Dualismo platônico

Como grande parte dos pensadores de sua época, Platão também enfrentou o impasse criado pelos pensamentos de Parmênides e Heráclito, isto é, sobre o problema da permanência e da mudança, da unidade e da multiplicidade. E chegou a uma conclusão dualista, isto e, de que existem duas realidades diametralmente opostas baseados em dois aspectos antropomórficos: Mundo sensível corresponde a matéria na vida cotidiana (isto é, pelas sensações) , as quais surgem e desaparecem continuadamente. Assim, as coisas e fatos do mundo sensível são temporárias, mutáveis e corruptíveis (o mundo de Heráclito). Mundo inteligível corresponde as ideias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de tal maneira que nos permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito ( o mundo de Parmênides). Todas essas ideias derivam da ideia do bem.

Demiurgo e o mundo

Apesar de, para Platão, existirem apenas essas duas realidades, ele supôs que uma terceira realidade operou na criação do mundo, pois como argumenta o filosofo no Timeu tudo o que foi gerado deve ter um principio gerador, isto é, uma causa. Desse modo, defendeu a ideia de que o universo (o mundo sensível) surgiu por obra de um demiurgo, palavra de origem grega que significa “aquele que faz”, “construtor”. De acordo com essa doutrina, o demiurgo buscou as ideias eternas do mundo inteligível como modelo para dar uma forma à matéria indeterminada. Isso quer dizer que, de um lado, as ideias da matéria já existiriam antes, sendo, junto com o demiurgo, as três realidades fundamentais da gênese platônica. De outro lado significa que o mundo sensível foi construído pelo demiurgo (uma espécie de deus artesão) a imagem das ideias eternas.

Teoria das ideias

Observe que a concepção dualista de Platão também conhecida como mundo das ideias opera uma mudança radical em relação aos pensadores anteriores ao situar o ser verdadeiro fora ou separado do mundo sensível. Não era para os filósofos pré-socráticos, que buscavam a arché das coisas nas próprias coisas. Para Sócrates a essência ou ser verdadeiro também se encontrava nas coisas. Isso significa que o ser verdadeiro é, para esses filósofos, imanente (isto é, encontra-se nesse mundo ou se cofunde com ele), enquanto para Platão é transcendente.

Processo do conhecimento

A teoria das ideias também costuma ser estudada em seus aspectos epistemológicos, isto é, como uma teoria sobre o conhecimento verdadeiro (epistemologia). É que para Platão, o processo de conhecimento desenvolve-se por meio da passagem progressiva do mundo sensível, das sombras e aparências, para o mundo das ideias ou essências (ou seres verdadeiros). A primeira etapa desse movimento é denominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela opinião que temos da realidade. A opinião representa o saber que se adquire sem uma busca metódica.

ATIVIDADE

1. Exponha a concepção dualista da realidade (na sua visão).

2. O que é e o qual o papel do Demiurgo na teoria da realidade platônica?

3. Defina com suas palavras (embasada pelo texto) que significa: transcendente.

4. Qual a relação entre teoria das ideias e o processo de conhecimento?

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