PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PAPEL DA ESCOLA (Recorte de textos: Compilação)
A escola é concebida como mediação entre o
individual e o social, capaz de exercer a articulação entre a transmissão dos
conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto, isto é,
inserido num contexto de relações sociais.
Tem como um dos principais papéis, garantir a
aprendizagem dos conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da
sociedade de forma crítica., devendo buscar o desenvolvimento a partir do(a):
a) diálogo entre professores e alunos;
b) respeito ao desenvolvimento psicológico dos
educandos;
c) superação da visão de senso comum;
d) incorporação do universo cultural acumulado
historicamente pela humanidade.
e) socialização do saber que “permitam alcançar
o saber elaborado”.
f)
mediação entre o aluno e a realidade, ocupando-se com “a aquisição de conteúdos,
a formação de habilidades hábitos e convicções”.
Nessa perspectiva, o “fazer que tem como
resultado um produto material, no entanto, não se separa do trabalho
‘não-material’, que consiste na produção de ideias, conceitos, valores, ou
seja, na produção do saber”.
Outro ponto importante, dentro desse contexto,
temos: o de difundir os conteúdos
concretos e indissociáveis das realidades sociais, no que se refere:
a)
Conteúdos de ensino
Conteúdos culturais universais que se
constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados
pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
b)
Métodos de ensino
Deve-se adotar métodos que favoreçam a
correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, de modo que estes
possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da
realidade (prática social).
c)
Relação professor e aluno
Parte-se do pressuposto de que o conhecimento
resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio (natural,
social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador; relação consiste
no provimento das condições em que professores e alunos possam colaborar para
fazer progredir essas trocas.
REFERÊNCIAS
SAVIANI,
Dermeval. Escola e Democracia. 40 ed. (comemorativa). Campinas: Autores
Associados, 2008.
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna,
2006.
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