PLANEJAMENTO: INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA – Masetto, 2007 (Recorte de textos: Compilação)
1) Planejamento em uma escola
A organização das ações da escola, da direção,
dos professores, do conselho escolar, dos funcionários e dos alunos, buscando
alcançar metas e objetivos educacionais bem definidos. Em vista das ações e
objetivos bem definidos, a eficiência dos recursos e o acompanhamento através
de uma avaliação continuada (feedback).
2) O ato de planejar
Consiste em uma atividade intencional que se
busca determinar fins, que torna presentes e explícitos nossos valores,
crenças; como vemos o homem; o que pensamos da educação, do mundo, da
sociedade. Por isso, é um ato político-ideológico. É
definir a filosofia de educação que orientará a atividade educativa.
3) Planejamento: instrumento de
aprendizagem
É um instrumento útil de trabalho para
professores e alunos. Existe para resolver (e não criar) problemas. Serve de
roteiro para as ações do professor e dos alunos em aula e, como tal, acompanha
a execução diária do que foi combinado. Adequar
atividades ao tempo disponível, selecionar conteúdos, técnicas e estratégias e
avaliar conforme os objetivos definidos e dentro dos limites existentes.
4) Plano de ensino-aprendizagem
Denominado também plano de curso ou plano de
unidades didáticas, é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano
ou semestre. Trata-se de um documento elaborado para
cada uma das disciplinas que compõem o currículo escolar, no qual deve prever a
organização sequencial da ação do professor em vista da aprendizagem do aluno e
do cumprimento do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Pedagógica.
REFERÊNCIA
MASETTO,
Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 2007.
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