COMPONENTES DO PLANO DE ENSINO – Masetto, 2007 (Recorte de textos: Compilação)
1)
Identificação
Apontar suas características, discriminar a que
disciplina ou atividade se refere, quais as condições básicas em que será
realizado, para quantas turmas, quem é o professor responsável, carga horária,
etc.
2) Objetivos
São metas estabelecidas ou resultados
determinados. Indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer através de
seu desempenho em atividades de uma determinada escola, disciplina ou mesmo de
uma aula. O estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o
conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação.
3)
Conteúdos
Trata-se de um conjunto de
temas/assuntos que são estudados durante o curso em cada disciplina. Tais
assuntos são selecionados a partir da definição dos objetivos.
Alguns critérios na
seleção dos conteúdos, devem trazer assuntos: atuais e atualizados e
despertem o interesse e a curiosidade do aluno e adequados à sua faixa etária; que
se relacionem com a vida e a realidade do aluno; que permitem integrar
conhecimentos de várias áreas, disciplinas, superar a fragmentação do saber; que
apontem para o futuro e que permitam diferentes ângulos de análise ou
interpretações.
4) Avaliação
A avaliação é entendida como o
resultado de testes, provas, trabalhos ou pesquisas que são dadas ao aluno e
aos quais se atribui uma nota ou conceito. Acompanha todo o processo de
aprendizagem e não só um momento privilegiado.
É um instrumento de feedback
contínuo para o educando e para todos os participantes. Deve se coloca como
elemento integrador e motivador e não como uma situação frequentemente
carregada de ameaça, pressão ou terror.
Acontece em todas as atividades com as
informações do aluno, de seus colegas, do professor e da comunidade
circundante. Abrange o desempenho do aluno, do professor e a adequação do
programa.
5)
Bibliografia
São os textos a partir dos
quais os estudos serão realizados. Podem ser livros, revistas, jornais, poemas,
romances, artigos, letras de música, peças teatrais, textos escritos por
professores, alunos, etc.
Bibliografia
básica: Se
refere aos textos que serão estudados e utilizados em aula. Poderá ser um dos
textos trabalhados como complementação com outros.
Bibliografia complementar:
Amplia
os horizontes do conhecimento permitindo um certo aprofundamento naquele tema
ou tópico específico.
REFERÊNCIA
MASETTO,
Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 2007.
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