FERRAMENTAS
DE AUTORIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
Sendo o ato de ensinar e de aprender, uma
relação de comunicação entre os participantes do processo e sendo as
tecnologias potencialidades com características de comunicação e manipulação de
informações e construção de saberes, as mesmas tornam-se ferramentas de auxílio
nas atividades didático pedagógicas, tornando-se instrumentos de motivação e ao
mesmo tempo, de dinâmica participativa e interativa.
E nesse contexto, as ferramentas de autoria
surgem para oferece uma integração combinatória entre conteúdo e a prática
pedagógica, dentro de uma ação cooperativa e colaborativa, de forma a estimular
o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de ensino
aprendizagem por meio do gerenciamento, comunicação para a apreensão e
construção de conhecimentos.
Ferramentas de autoria: um
processo cooperativo e colaborativo
Ferramentas de autoria são recursos
tecnológicos que permitem professores e alunos se tornem autores ativos do
processo de ensino e aprendizagem, possibilitando os mesmos a uma ação de
produção coletiva que proporcionam interação e possibilitam a autoria
colaborativa e cooperativa.
Tais ferramentas podem ser softwares (dentre
outros) do tipo: Software Tutorial (situações educativas mediadas por
computador com uso de software); Exercício e prática (material que se aproxima
da ideia dos softwares tutoriais); Jogos (geram motivação ao aluno por meio da
competição serve como estímulo); Simulação (programas que apresentam condições
para representar situações do mundo real); e, Resolução de problemas (programas
que trabalham raciocínio lógico e estratégias).
Esse processo pode suportar e facilitar os
processos e as dinâmicas de grupo, onde o computador é visto como um recurso
para a aprendizagem colaborativa, de forma a ajudar os educandos a comunicar e
a colaborar em atividades comuns. E o educador surge no papel de mediador, onde
os membros dos grupos podem colaborar uns com os outros dentro de uma
interatividade que possibilitam contato em tempo real entre locais
diversificados.
A aprendizagem cooperativa desenvolve papel
importante no processo educacional, no qual a educação ao invés de objetivar a
transmissão de conteúdos, que em pouco tempo podem se tornar ultrapassados,
preocupa-se em estimular o desenvolvimento de habilidades e competências do
educando, dentro de um contexto criativo e dinâmico, numa consciência crítica,
contribuindo para a construção de novos conhecimentos.
O computador como ferramenta
de aprendizagem e autoria
A educação deve ser vista como um processo construtivo
e permanente, que tem como alvo a formação do educando e como princípio
orientador do currículo a formação de professores, pois a concepção dinâmica da
aprendizagem é definida como o pleno desenvolvimento de competências, através
da elaboração pessoal e reestruturação dos assuntos a serem transmitidos e
estudados.
Quando se trabalha sob a perspectiva da
aprendizagem, “a interação que se estabelece entre as ações do aluno e as
respostas do computador promovem a participação ativa do aluno” (PELANDA;
PELANDA, 2000, p.14). E ele torna-se autor e condutor do processo de
aprendizagem, que pode ser compartilhada com o professor e com os demais
colegas, pois o resultado está explicitamente descrito e facilmente visível na
teia do computador.
Assim sendo,
O uso do computador
torna evidente o processo de aprender de cada indivíduo, o que possibilita
refletir sobre o mesmo a fim de compreendê-lo e depurá-lo. Dessa forma, pode se
pensar em uma transformação no processo ensino aprendizagem passando a colocar
"ênfase" na aprendizagem, ao invés de colocar no ensino; na
construção do conhecimento e não na instrução (VALENTE, 1993a, p.28).
Nessa perspectiva, na construção da
aprendizagem, os suportes tecnológicos do computado juntamente com seus
programas surgem como ferramentas de autoria. Dessa forma, observa-se que o uso
do computador pode favorecer no meio educacional, aos educadores e educandos,
possibilidades de desenvolver suas capacidades e a construção do saber com mais
criatividade dentro de uma ação didático-pedagógica direcionada para o
cotidiano dos mesmos.
Ferramentas de autoria e a
apreensão e construção de conhecimento
Segundo D’Ambrósio (1999 p. 5), educação é
ação. Um fundamento primordial é que toda ação inteligente é efetivada perante estratégias
que são definidas desde as informações da realidade. Entretanto, a prática
educativa, como ação, também estará alicerçada em estratégias que possibilitem
alcançar as grandes metas educacionais. As estratégias, por conseguinte, estão
amparados em instrumentos, mecanismos que tornem viáveis sua realização.
De acordo com Fazenda (1999, p. 17),
O professor passa a
ter um papel diferenciado nessa concepção de aprendizagem, passando a ser
mediador do conhecimento entre ambiente, aprendizagem e aluno e não
desaparecendo como muitos afirmam. Isso possibilitará realização de um ambiente
de aprendizagem colaborativa, isto ó, onde professor e aluno utilizem os
recursos tecnológicos de informação e comunicação de maneira interessante entre
docentes, computadores e discentes.
A partir disso, docentes passam a não serem
somente detentores dos conhecimentos e sim mediadores, colaboradores apoiadores
do processo educacional. Dessa mesma forma, não se pode deixar de abordar a
questão da aprendizagem e os efeitos da tecnologia sobre a mesma e as
necessidades de se adaptam ao aluno e professor.
Algumas ferramentas de
autoria
·
EXeLearning – é uma ferramenta que permite
construir conteúdos educacionais digitais. É uma ferramenta gratuita, com a
qual é possível organizar toda uma estrutura do conteúdo de um assunto, aula ou
disciplina, permitindo inserir imagens, vídeos, animações, testes de auto-avaliação
e diversos tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo aluno.
·
Hot potatoes – é uma ferramenta que tem sido
bastante divulgada na internet, e existem diversos tutoriais que
explicam como produzir as atividades de exercício e prática. Seus recursos
permitem a utilização de imagens, cores, além de exportar o material em página
html.
·
Webquest – é uma ferramenta permite a criação
de atividades sobre qualquer tema, mas seu foco está em estabelecer uma tarefa
(desafio), a qual necessita de consulta em fontes de informação disponíveis na
web para sua resolução; essas fontes são especialmente selecionadas pelo
professor.
·
Aplicativos do pacote BROffice – BrOffice
Writer (Processador de Texto), para criação e edição de textos; BrOffice Calc (Planilha
Eletrônica), para criação de planilhas eletrônicas;BrOffice Impress (Apresentação
Eletrônica), para apresentações de slides, páginas web e criação de desenhos;
BrOffice Draw (Desenho Vetorial), para criar fluxogramas; e, BrOffice Math (Fórmula),
para criação e edição de equações matemáticas.
·
Objetos de aprendizagem (Banco Internacional
de Objetos Educacionais <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/>) – São recursos
digitais que podem facilitar (dar suporte) ao processo de ensino aprendizagem.
Considerações
A forma como são organizadas as informações
no processo da aprendizagem em cada indivíduo refletem significativamente na
construção do conhecimento, e nesse contexto, as ferramentas de autoria podem
proporcionar um processo por meio do qual a construção do conhecimento torna-se
relevante para o indivíduo, envolvendo-o dentro de uma interação.
Nesse contexto, o uso de ferramentas de
autoria podem promover discussões através de trabalhos cooperativos e
colaborativos, oferecendo subsídios teóricos e práticos que permitam a reflexão
e produção textual e de conhecimento de maneira prazerosa permitindo que os
usuários interajam entre si e possibilite uma prática pedagógica de forma
construtiva.
Referências
ALMEIDA,
Silvana Ferreira da Costa Martins de; MEDEIROS, Dante Alves. Uma ferramenta de autoria para o
profissional da educação. Disponível em:
<http://www.espweb.uem.br/wp/wp-content/uploads/2013/05/silvana-costa-almeida.pdf>.
Acessado em junho de 2013.
COSTA,
Agnaldo. Taxonomia para ferramentas de
autoria: apoio na elaboração de materiais didáticos digitais. Disponível
em: < http://siaibib01.univali.br/pdf/Agnaldo%20da%20Costa.pdf >.
Acessado em junho de 2013.
D’AMBRÖSIO,
U. Educação para uma sociedade em
transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
FAZENDA,
Ivani Catarina Arantes [et ali]. Interdisciplinaridade
e Novas Tecnologias: formando professores. Campo Grande, MS: Ed. UFMS,
1999.
PELLANDA,
Nize Maria e PELLANDA, Eduardo Campos (orgs.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e
Ofícios, 2000.
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