REFLETINDO SOBRE O ENSINO
DE GEOMETRIA E MATERIAL CONCRETO
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos
Santos
Profa. Esp. Cleide Coelho do Nascimento
Percebemos que os conteúdos relacionados à
Geometria quando comparado com outros são muitas vezes deixado de lado,
possivelmente pela dificuldade de abstração que o aluno tem por não manusear as
formas estudadas, vendo-as apenas em figuras.
Vale lembrar que os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) asseguram um lugar para a
Geometria no Ensino Fundamental como “Espaço
e Forma”, o que nos remete à relevância em se discutir essa questão dentro
da formação de professores.
Diante disso é importante trabalhar a
geometria com moldes, software ou mesmo outros recursos que possibilite a
interação do aluno com a construção de conhecimento ao mesmo tempo pode-se
promover uma aula mais dinâmica e lúdica.
Referências
ALMOULOUD,
Saddo Ag. Fundamentos da Didática da
Matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais – matemática. 1997.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros
curriculares nacionais – matemática. 1997.
IBERNON, Francisco. Formação Continuada de Professores: Porto
Alegre: Artemed, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário