REFLETINDO
SOBRE A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Dentro do contexto escolar existem muitos
autores que são de suma importância, e, com os seus trabalhos, proporciona o
bom desenvolvimento do processo educacional, Assessores Educacionais, Professores,
Diretores, Coordenadores pedagógicos Escolares, entre outros.
Aqui vamos ressalta a pessoa dos coordenadores
Pedagógicos Escolares, que se apresenta como um elo entre todo o trabalho
docente com gestão administrativa e com a instituição maior, no caso, a Secretarias
de Educação (ou Gerência de Educação).
Diante disso é importante que o mesmo não confunda
com o que lhes compete, assim, é de grande valia o coordenador Pedagógico
Escolar conhecer as suas atribuições, ou pelo mesmo, as mais relevantes, para
que o mesmo possa desempenhar com eficácia a sua real função.
Atribuições
da coordenação pedagógica escolar
01)
Participar da elaboração e da execução da Proposta Pedagógica da Escola;
02)
Promover atividades de Formação Continuada para professores;
03)
Promover estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao
desenvolvimento da escola;
04)
Dar apoio pedagógico ao professor, assessorando no planejamento, na realização
das atividades propostas e no processo de avaliação;
05)
Elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o
desenvolvimento da escola em relação aos aspectos pedagógicos e de formação de
professores;
06)
Acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos em colaboração com os
docentes e as famílias;
07)
Promover a articulação entre a comunidade escolar, criando processo de integração
de ambos, zelando pelo padrão de qualidade de ensino;
08)
Elaborar e apresentar o Plano de Ação do Coordenador;
09)
Apresentar relatório periodicamente das atividades realizadas.
Fonte: Plano
de Cargos e Carreiras do Município e LDB – NUSE/SEMEDUC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário