sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

REFLETINDO SOBRE A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Dentro do contexto escolar existem muitos autores que são de suma importância, e, com os seus trabalhos, proporciona o bom desenvolvimento do processo educacional, Assessores Educacionais, Professores, Diretores, Coordenadores pedagógicos Escolares, entre outros.
Aqui vamos ressalta a pessoa dos coordenadores Pedagógicos Escolares, que se apresenta como um elo entre todo o trabalho docente com gestão administrativa e com a instituição maior, no caso, a Secretarias de Educação (ou Gerência de Educação).
Diante disso é importante que o mesmo não confunda com o que lhes compete, assim, é de grande valia o coordenador Pedagógico Escolar conhecer as suas atribuições, ou pelo mesmo, as mais relevantes, para que o mesmo possa desempenhar com eficácia a sua real função.
Atribuições da coordenação pedagógica escolar
01) Participar da elaboração e da execução da Proposta Pedagógica da Escola;
02) Promover atividades de Formação Continuada para professores;
03) Promover estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento da escola;
04) Dar apoio pedagógico ao professor, assessorando no planejamento, na realização das atividades propostas e no processo de avaliação;
05) Elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento da escola em relação aos aspectos pedagógicos e de formação de professores;
06) Acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos em colaboração com os docentes e as famílias;
07) Promover a articulação entre a comunidade escolar, criando processo de integração de ambos, zelando pelo padrão de qualidade de ensino;
08) Elaborar e apresentar o Plano de Ação do Coordenador;
09) Apresentar relatório periodicamente das atividades realizadas.
Fonte: Plano de Cargos e Carreiras do Município e LDB – NUSE/SEMEDUC.

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