REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO
PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O
ato de planeja é uma das ações de grande importância para o bom desenvolvimento
de todo o processo educacional, assim, é imprescindível que antes de iniciar o
processo letivo têm-se a necessidade de pensar e repensar todo o trabalho a ser
desenvolvido para que o mesmo possa ser realizado co mais eficácia, evitando ou
diminuindo assim, os possíveis contratempos no decorrer do processo.
Nesse sentido,
necessita-se antes de tudo pensar o porquê das ações, que se quer alcançar e
como fazer para alcançá-las, e, dentro desse contexto é preciso buscar tais
reflexões a partir de proposições diagnósticas de pontos críticos
encontrados dentro do processo ensino-aprendizagem no decorre de ações já
realizadas e que precisam ser superados e/ou mesmo de possíveis situações que
podem vir acontecer e que podem se tornar entrave para a realização das ações
propostas.
Esquema de plano de ação do coordenador escolar
Ø Apresentação
Ø Justificativa
Ø Metas
Ø Ações Estratégicas
ü Ação;
ü Detalhamento da ação;
ü Objetivos a serem alcançados;
ü Período de execução;
ü Recursos utilizados;
ü Pessoal envolvido.
Ø Ponto de Partida:
Proposições diagnósticas
de pontos críticos do processo ensino-aprendizagem
ü Conhecer a realidade do
cotidiano escolar;
ü Frequência escolar;
ü Excesso de faltas
ü Evasão escolar;
ü Baixo índice do rendimento
escolar;
ü Repetência escolar;
ü Articulação dos eixos:
pais, docentes e rendimento escolar;
ü Zelo pelo livro didático;
ü Otimizar recursos
didáticos e ambientes: laboratórios, bibliotecas, salas de leituras entre
outros;
ü Motivar interesse
individual e coletivo do corpo docente e discente;
ü Zelar pela articulação
entre, objetivos e avaliação discente;
ü Redefinir metas, ações e
objetivos estratégicos considerando o projeto político pedagógico
(re-elaboração ou elaboração do P.P.P.).
Fonte: NEF II/SEMEDUC,
NFP/SEMEDUC, NUSE/SEMEDUC.
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