PROJETO DE ENSINO (uma reflexão
sobre a experiência)
Profa. Esp. Cleide coelho do Nascimento
1 – INTRODUÇÃO
O estágio será desenvolvido na 8ª/9º ano do
Ensino Fundamental do Centro de Ensino Odolfo Medeiros. O conteúdo que irei
ministrar durante a docência será Geometria.
A estagiária Cleide Coelho do Nascimento terá
15 horas aula a partir do dia 03 de agosto de 2010 para apresentar aos alunos o
conteúdo de Relações no Triângulo Retângulo, Semelhanças no triângulo e
Relações Métricas no Triângulo Retângulo e avaliá-los através da participação
nas aulas e desenvolvimento nas atividades propostas e por meio de uma
avaliação escrita.
2 – JUSTIFICATIVA
O conteúdo que será ministrado durante o
estágio é parte do conteúdo programático proposto pelo professor titular da
turma.
O estudo da Geometria deverá ser visto pelo
aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu
raciocínio, levando-o a perceber que a matemática esta ao seu redor nas formas
geométricas. Isso pode ocorrer se as aulas privilegiarem atividades
significativas para os alunos, desenvolvendo neles aspectos importantes que
abrajam uma postura ampliada nas atividades vivenciadas. Ainda nesse com texto,
os alunos serão levados a despertar sua imaginação, criatividade e disposição
para aprender.
É necessário desenvolver um bom trabalho no ensino
fundamental, para que os estudantes possam prosseguir com segurança no Ensino
Médio e futuramente no curso Superior.
3 – OBJETIVOS
· Resolver
situações-problemas de modo que saiba validar estratégias e resultados;
· Aplicar
o conceito de semelhança de triângulos para aprofundar noções geométricas e
estabelecer relações métricas em triângulos retângulos;
· Aplicar
o Teorema de Pitágoras em situações diversas;
· Refletir
sobre a resolução de um problema.
4 – METODOLOGIA
A metodologia será baseada em aulas
expositivas, dialogadas e apoiadas em exemplos e serão desenvolvidas cinco
atividades práticas para demonstrar ludicamente os conceitos estudados,
buscando desenvolver nos alunos a capacidade de criar e construir seu
conhecimento a partir no manuseio de material concreto e, contudo despertar o
interesse e a participação dos alunos durante as aulas.
Como meio de avaliação será considerado o
interesse do aluno em sala, bem como a participação durante as aulas na
resolução dos exercícios e desenvolvimento das atividades práticas. Será
realizada uma prova na última aula, onde o aluno será avaliado sobre o conteúdo
que foi apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário