terça-feira, 6 de setembro de 2016

EXPLORAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA (pequena reflexão)
Atualmente as ferramentas tecnológicas estão ocupando espaços nos mais diversos setores, e seu crescimento vem sendo acentuado no ambiente escolar. É notável que a cada dia este espaço necessite que ocorram transformações, principalmente nas práticas pedagógicas precisam acompanhar estas mudanças.
E, nesse sentido, o ensino de Matemática não pode estar dissociado do uso das novas tecnologias e das práticas proporcionadas pelo uso do laboratório, momento em que teoria e a prática se complementam.
Esta ação poderá proporcionar ao professor, através do uso contínuo de ferramentas computacionais, e outros recursos, a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos teóricos e tornar as aulas de Matemática mais prazerosas.
Nesse aspecto, temos o Geogebra, que pode desenvolver competências e habilidades referentes ao aprendizado da matemática de modo dinâmico, uma vez que ele permite aprender os conteúdos de matemática a partir da construção de elementos matemáticos na geometria, dentre os quais: álgebra, tabelas, gráficos, estatísticas.
A partir de tais construções o aluno poderá visualizar diversas formas geométricas, o que facilita a compreensão, entre outros aspectos do comportamento geométrico dos elementos envolvidos.
GeoGebra é um programa matemático (software de geometria dinâmica) que agrupa geometria, álgebra e cálculo. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas.
Referências
www.ogeogebra.com.br  – Sérgio Dantas
www.geogebra.org – Geogebra Oficial
LCMAquino  You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário