terça-feira, 6 de setembro de 2016

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS (pequena reflexão)
Entendemos que materiais concretos ou recursos didáticos são quaisquer instrumentos uteis ao processo de ensino aprendizagem. Nessa direção, o giz, a lousa, a calculadora, jogos, livros, material reciclável, régua, compasso, esquadro, transferidos dentre outros recursos, podem ser exemplo desses materiais.
Assim, ao desenvolver os eixos temáticos a partir da abordagem do ensino de conceitos e ideias matemáticas ligadas ao pensamento geométrico, com o apoio desses recursos pode oportunizar momentos de construção e exploração de elementos, características e conjecturas matemáticas dentro do universo da geometria.
Nesse sentido, o uso de materiais concretos, se trabalhados de forma planejada, podem proporcionar aos alunos, nos diferentes eixos temáticos, condições para a investigação de propriedades, noções e conceitos matemáticos de forma que poderá funcionar como ferramenta facilitadora para o ensino de Matemática.
Nessa linha de pensamento, os recursos didáticos são considerados instrumentos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte, e podem servir de interface mediadora para facilitar na relação entre os sujeitos participantes do processo educacional o conhecimento no processo de construção do saber.
Vale lembrar, que como todo recurso pedagógico, requer do educador atenção no seu uso no que diz respeito aos objetivos, a metodologia, ou seja, deve-se ter os cuidados necessários para que torne as atividades docentes mais divertidas e criativas, de maneira lúdica, e, a ferramenta se torne eficaz e contribua de forma real para a melhoria da qualidade do ensino. 

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