domingo, 6 de novembro de 2016

A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DE DARWIN E A TEORIA DE MARX (Pontos de Reflexões 03)
Segundo a literatura, o entendimento da relação entre o darwinismo e o marxismo, é complexo e ao mesmo tempo semelhante. A diferença básica entre as duas teorias é que a o darwinismo estaria ligado ao processo de evolução das espécies e marxismo, ao processo de evolução social. Pode-se que ambos, tinham compromissos de classe diferenciados, entretanto, os dois contribuíram de forma significativa para a evolução da humanidade.
Marx tem como bandeira de luta, a causa socialista e a luta do proletariado, já Darwin direcionava seus estudos no campo de análise do mundo orgânico, das coisas animadas, vivas, da natureza, e por fazer parte da classe dominante inglesa, convivendo com o clero e aristocracia, situação que possivelmente e não o motivava a realização debates públicos.
Dessa forma, ambos, Darwin e Marx, direcionavam seus ensinamentos dentro conceitos convergentes, primeiro no campo do mundo orgânico e o segundo no campo da sociedade humana, de maneira a elevarem a teoria da evolução para uma ciência positiva, tornado-a popularmente aceitável como uma concepção fundamental do desenvolvimento biológico e social.
Nesse contexto, a teoria marxista e a teoria darwinista não são duas teorias desconexas, cada uma é aplicada em seu domínio especial, sem ter algum em comum entre si, mas ambas, na realidade, o mesmo princípio as subjaz, ou seja, elas formam uma unidade. Assim, o novo curso tomado pelos homens, a substituição dos órgãos naturais pelas ferramentas, faz com que esse princípio básico se manifesta diferentemente nos dois domínios; aquele do mundo animal que se desenvolve de acordo com o princípio de Darwin, enquanto entre o gênero humano é aplicado o princípio de Marx. Dessa Maneira, quando os homens se libertaram do mundo animal, o desenvolvimento de ferramentas e métodos produtivos, da divisão do trabalho e do conhecimento se torna a força propulsora do desenvolvimento social bem como a possível compreensão da evolução humana.
REFERÊNCIAS
DESIGN INTELIGENTE. Darwinismo e Marxismo. Disponível em: <http://designinteligente.blogspot.com/2010/01/darwinismo-e-marxismo.html>. Acesso em mar. 2012.
LEÃO, Igor Zanoni Constant Carneiro. Afinidades entre Karl Marx e Charles Darwin. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=45&id=534>. Acesso em mar. 2012.
SALATIEL, José Renato. História da filosofia moderna. São Luís: UemaNet, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário