ESPÍRITO
E NATUREZA NA VISÃO DE HEGEL (Pontos de Reflexões 02)
A ideia, a natureza e a espírito se constituem os
três momentos do podemos chamar de o devir dialético da realidade de Hegel. De
acordo com seu pensamento, a ideia forma o princípio inteligível da realidade;
a natureza é a exteriorização da idéia no espaço e no tempo; o espírito é o
retorno da ideia para si mesma. Para ele a primeira fase no verdadeiro devir do
espírito é tem como representante a ideia.
Ela por sua vez, cresce de um processo dialético, tendo por base habitual
esquema triádico (tese, antítese, síntese), cujo complexo é objeto da Lógica; a ideia é o sistema dos
conceitos puros, que representam os esquemas do mundo natural e do espiritual. Ao
chegar ao fim de seu desenvolvimento abstrato, a idéia torna-se natureza, passa da fase em si à fase fora de si, que representa a antítese à grande tese, que é
necessariamente a idéia.
Na perspectiva da natureza, a idéia perde a sua
pureza lógica, mas em compensação obtem uma concretude não possuída anteriormente.
Também na ordem da natureza, a ideia deveria desenvolver-se tendo como base processo
dialético segundo os mundos físico e também segundo as formas e da vida
orgânica. A complexidade desse processo dinâmico hierárquico é estudada pela Filosofia da natureza.
Por fim, a consciência do mundo, nasce com o
espírito subjetivo e a individualidade empírica. A compreensão do espírito
subjetivo só é possível se compreendermos os três graus dialéticos que são: consciência,
autoconsciência e razão, por meio desta última, que atinge a consciência dado
eu do não – eu. Hegel faz distinção de
três graus dialéticos, a saber: o direito que busca reconhecer a personalidade
de cada homem, por meio da conduta externa; a moralidade, que tem o poder de
subordinar interiormente o espírito à lei do dever; a eticidade ou moral
social, hierarquicamente se decide no seio da família, na sociedade civil e no
estado.
REFERÊNCIA
SALATIEL, José Renato. História da filosofia moderna. São Luís: UemaNet, 2011.
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