terça-feira, 6 de novembro de 2018

CIÊNCIAS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Recordando contextos históricos (Recorte de texto)
A Partir de 1996, à luz de políticas públicas federais, o ensino de Ciências teve o objeto de estudo redirecionado. Seus conteúdos clássicos se esvaziaram em decorrência da publicação e ampla distribuição dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio – Ciências Naturais e Biológicas (PCN, 2001) e Temas Transversais.
Os amplos campos de estudo da disciplina de Ciências, como Saúde, Sexualidade, Meio ambiente, entre outros, passaram a ser tratados por outras disciplinas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – para o Ensino Fundamental e Médio – Ciências Naturais e Biológicas se valeram de alguns eixos temáticos para orientar o trabalho pedagógico: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade.
O currículo de Ciências é formado por um conjunto de ciências que se somam historicamente numa mesma disciplina escolar para compreender os fenômenos naturais nessa etapa da escolarização.
Os conhecimentos físicos, químicos e biológicos são contemplados na disciplina com vistas à compreensão das diferenças e inter-relações entre essas ciências de referência que compõem a área de ciências naturais, no processo pedagógico:
ü Conhecimentos físicos – a partir dos conhecimentos científicos em relação aos diversos fenômenos naturais e tecnológicos, com a abordagem de conteúdos como: movimento, som, luz, eletricidade, magnetismo, calor e ondas, entre outros;
ü Conhecimentos químicos – contemplam as noções e conceitos científicos sobre matérias e substâncias, sua constituição, propriedades e transformações, necessárias para compreender os processos básicos da Química;
ü Conhecimentos biológicos – orientam progressivamente na interpretação e compreensão dos processos biológicos e contribuem para o entendimento dos ambientes e da manutenção da vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
DELIZOICOV, Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

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