CIÊNCIAS
NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Recordando contextos históricos (Recorte de texto)
A Partir de 1996, à luz de políticas públicas
federais, o ensino de Ciências teve o objeto de estudo redirecionado. Seus
conteúdos clássicos se esvaziaram em decorrência da publicação e ampla
distribuição dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e
Médio – Ciências Naturais e Biológicas (PCN, 2001) e Temas Transversais.
Os amplos campos de estudo da disciplina de
Ciências, como Saúde, Sexualidade, Meio ambiente, entre outros, passaram a ser
tratados por outras disciplinas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – para o
Ensino Fundamental e Médio – Ciências Naturais e Biológicas se valeram de
alguns eixos temáticos para orientar o trabalho pedagógico: Terra e Universo;
Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade.
O currículo de Ciências é formado por um
conjunto de ciências que se somam historicamente numa mesma disciplina escolar
para compreender os fenômenos naturais nessa etapa da escolarização.
Os conhecimentos físicos, químicos e
biológicos são contemplados na disciplina com vistas à compreensão das
diferenças e inter-relações entre essas ciências de referência que compõem a
área de ciências naturais, no processo pedagógico:
ü Conhecimentos
físicos – a partir dos conhecimentos científicos em relação aos diversos
fenômenos naturais e tecnológicos, com a abordagem de conteúdos como: movimento,
som, luz, eletricidade, magnetismo, calor e ondas, entre outros;
ü Conhecimentos
químicos – contemplam as noções e conceitos científicos sobre matérias e
substâncias, sua constituição, propriedades e transformações, necessárias para
compreender os processos básicos da Química;
ü Conhecimentos
biológicos – orientam progressivamente na interpretação e compreensão dos
processos biológicos e contribuem para o entendimento dos ambientes e da
manutenção da vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
DELIZOICOV,
Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK,
M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
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