terça-feira, 6 de novembro de 2018


EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES HUMANA
Francisco Luciano S. Pereira
A ergonomia vem ao longo do tempo se desenvolvendo a partir das necessidades do ser humano (intrinsecamente ligada à vida humana) com vista nas características, dentre as quais: físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais do trabalho, juntamente com o desenvolvimento das tecnologias, e, também, do desenvolvimento nas diversas áreas de conhecimento, com, por exemplo: anatomia, fisiologia e psicologia, visando a melhoria dos meios, métodos e ambiente do trabalho.
Todo o contexto evolutivo da ergonomia vem ao longo do tempo contribuído para o relacionamento do sistema homem, tarefa e máquina, ou seja, tem sua origem nos relacionamentos entre os homens e entre estes e o seu ambiente de trabalho, bem como, no relacionamento com os equipamentos e ferramentas (máquinas) criadas ao longo do tempo, de a integrada e coerente os critérios de conforto, eficiência e segurança.
Nesse sentido, observamos que a ergonomia surgiu juntamente com a necessidade de sobrevivência do homem, desde os primórdios (que sem querer, começou a aplicar seus princípios, desde a pré-história, quando os homens das cavernas adaptavam suas armas para sobrevivência) até os dias atuais. Estando ela presente, desde atividades mais simples e rotineira, até as mais complexas, características das interações humanas entre si e com os sistemas.
Portanto a ergonomia (formado pelos termos gregos ergon, trabalho e nomos, regra) vem contribuindo com estudos e regras que buscam a compreensão do sistema homem tarefa e máquina dentro de uma abordagem holística do trabalho, na qual considerações de ordem física, cognitiva, social, organizacional e ambiental, dentre outros aspectos, relevantes para tornar compatíveis as condições com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
REFERÊNCIAS
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA VIDA DO TRABALHADOR. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A_Odw-2iqr4> . Acesso em: 30 agos. 2018.
CARVALHO, Rossane Cardoso. Unidade I: Conceitos e Evolução da Ergonomia. São Luís: UEMAnet, 2018.
CARVALHO, Rossane Cardoso. Unidade III: A Norma Regulamentadora 17 (NR17) - Ergonomia. São Luís: UEMAnet, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário