terça-feira, 6 de novembro de 2018

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA FUNÇÃO NA ESCOLA (Recorte de texto)
O coordenador pedagógico possui uma função estratégica na escola, atuando na formação continuada dos professores no que diz respeito às questões pedagógicas. Ele faz a mediação entre o currículo e os docentes, e também entre os pais da escola e os professores.
Dentro da rotina da coordenação pedagógica, é importante organizar uma agenda que garanta ao coordenador atuar em três frentes principais:
1. auxiliando e acompanhando as ações pedagógicas do professor em sala de aula por meio de observações planejadas;
2. planejando e conduzindo as reuniões pedagógicas na escola;
3. acompanhando o resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.
Nesse cenário, o coordenador pedagógico não deve ser o profissional que somente “apaga incêndios” nas escolas. O principal desafio do coordenador pedagógico é conseguir lidar com as dificuldades do dia a dia, mas também pensar em ações de longo prazo que possam agir na raiz do problema da instituição.
É preciso desenvolver alternativas para que o trabalho do coordenador pedagógico tenha a função de prevenção, desenvolvendo projetos para esse fim e que esses estejam em consonância com as reais necessidades da escola, pois só assim poderemos alcançar níveis educativos cada vez melhores.
O coordenador pedagógico pode formar sua equipe para lidar com situações emergenciais e também na gestão de sala de aula, ajudando a criar um ambiente mais favorável para a aprendizagem dos alunos. Este fato, inclusive, colabora para reduzir casos de indisciplina na escola.
Nesse contexto, uma parceria sólida entre o coordenador pedagógico e o diretor escolar é fundamental. O diretor precisa enxergar o coordenador como um agente de formação na escola, garantindo que o dia a dia pedagógico aconteça de forma fluida e eficiente.
Ambos assumem o papel de líderes da aprendizagem na escola, com o compromisso de colocar em prática o projeto político-pedagógico, sempre com foco no aprendizado dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário