quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

CALDA: CONCEITO, PREPARAÇÃO E DESCARTE DAS EMBALAGENS
Francisco Luciano S. Pereira
Conceito de calda
Defensivos agrícolas, produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações, já em condição (no ponto) de ser utilizado, a partir de aplicações de pulverização. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre estes termos, o termo agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira.
Forma de preparo da calda
Dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-se até a completa homogeneização da suspensão. A seguir despeja-se a suspensão no tanque de pulverização que deve estar contendo dois terços do volume de água a ser utilizada. Após essa etapa, completa-se o volume total de água do tanque.
Alguns cuidados fundamentais
Dentre os cuidados temos: A utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs); O preparo da calda deve ser realizado em local sombreado, aberto e com boa ventilação; As instruções presentes nos rótulos do produto devem ser seguidas corretamente; Evitar inalação, respingo e contato com os produtos, não desentupir bicos ou orifícios com a boca, assim como, não beber, comer ou fumar durante o manuseio e a aplicação dos produtos; e, Evitar pulverizar nas horas mais quentes do dia, contra o vento e em dias de vento forte e chuvosos.
Descarte das embalagens vazias
Pela legislação em vigor, é obrigatório o recolhimento das embalagens vazias a uma unidade de recebimento autorizada pelos órgãos ambientais. Antes do recolhimento, é obrigatório que o agricultor efetue a tríplice lavagem inutilizando-os com furos nos tipos de embalagens que permitirem esta prática, enquanto as embalagens não laváveis devem permanecer intactas, adequadamente tampadas e sem vazamentos.
As embalagens vazias devem ser acondicionadas em saco plástico padronizado que deve ser fornecido pelo revendedor. Dentro do prazo de até um ano, essas embalagens deverão ser entregues em um posto de recebimento cadastrado.
O agricultor deverá receber um comprovante de entrega que deve ser guardado com a nota fiscal do produto. Caberá ao fabricante ou seu representante legal providenciar o recolhimento de todo o material depositado no posto de recebimento.
A embalagem deverá ser aberta com cuidado para evitar derramamento do produto e lavar a embalagem vazia logo após o esvaziamento da mesma, longe de locais que possam ser contaminados e causem riscos à saúde das pessoas.
A tríplice lavagem obedece às seguintes etapas
Esvaziar completamente a embalagem no tanque do pulverizador; adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume; tampar a embalagem e agitá-la por 30 segundos; despejar a calda resultante no tanque do pulverizador; repetir a operação três vezes.
Referência
SILVA, Alessandro Costa da. Segurança na Área Rural [livro eletrônico]. São Luís: UEMAnet, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário