quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL. Novo céu e novas estrelas. As ciências dos árabes, Judeus, a marinha portuguesa e a descoberta da América. (Ficha de leitura*)
SEED, Patrícia. Novo céu e novas estrelas. As ciências dos árabes, Judeus, a marinha portuguesa e a descoberta da América. in: Cerimônias de posse na conquista europeia do Novo Mundo (1492-1640). Trad. Lenita R. Esteves. São Paulo: UNESP, 1999. p.143-207.  
Estrutura externa:
A estrutura do texto e composta de parágrafos e neles os tópicos que fala dos desenvolvimentos da navegação portuguesa e da ciência dos judeus que foram essenciais para o desenvolvimento da navegação portuguesa texto de fácil leitura e de entendimento razoável não possui palavras difíceis ou um contexto de difícil acesso.
Tema abordado:
O desenvolvimento das navegações portuguesas.
Palavras-chaves:
Portugueses. Brasil. Navegações. Astronomia. Cartografia. Desenvolvimento. Descobrimento. América do Sul.
Citações relevantes:
[...] ele (o líder da expedição de Álvares Cabral) ordenou que a sonda fosse jogada. Mediram 25 braços; e, ao Pôr-do-sol cerca de 6 Léguas de terra, lançamos Âncora a 19 braços, uma ancoragem sem problemas, ali percebemos permanecemos por toda a noite, e na quinta-feira pela manhã, içamos as velas e nos dirigimos para a Terra com as embarcações menores indo à frente 17, 16, 15, 13, 12, 10 e 9 braços até chegarmos a meia Légua da praia onde todos os seus ângulos em frente à Foz de um rio.
[...] ao longo do século XV, à medida que os navios começaram a atingir locais cada vez mais distantes de Lisboa na direção do Atlântico Sul, as famílias reais portuguesas passaram a considerar a observação astronômica um ponto cada vez mais fundamental para atingir seus objetivos militares, estratégicos e até Ecônomos nessas viagens.”
Comentário contextual:
O texto apresenta uma visão de como foram as duas primeiras expedições dos portugueses ao “Brasil” caracterizando as suas dificuldades e seu modo de navegação, a explicação de como ocorreu as navegações nos mares da América do Sul está muito ligada com os portugueses pois foram eles que desenvolveram os primeiros métodos de navegações por orientação das estrelas, por conta das explorações feitas pelos exploradores portugueses da época.
Com a navegação e com a exploração das Novas Águas da América do Sul o que deixou os portugueses mais encantado de início não foram as terras, mas sim as novas constelações informações de estrelas que proporcionaram uma melhor navegação e orientação nos mares o que levou os portugueses a ser o primeiro país a desenvolver um metro e navegação mais eficaz e seguro.
Outra questão que o texto nos coloca é um avanço na cartografia portuguesa por conta da descoberta e a modernização da navegação levando os portugueses a criarem mapas mais precisos e com ele e as novas técnicas de navegação tem o maior domínio dos Mares melhor que qualquer outra nação pois as outras Nações quando encontravam novas terras não se preocupavam em mapear as estrelas, apenas em relatar o encontrado par seu rei, Diferente  os portugueses tinha a preocupação de mapear as estrelas para uma melhor orientação tanto para voltar quanto para relatar o rei as descobertas e cria mapas melhores.
O texto nos apresenta uma nova configuração da navegação portuguesa mostrando todos os desenvolvimentos de Portugal a partir das suas experiências e seus exploradores podemos observa o grande crescimento dessa navegação em pouquíssimo tempo pois em 1500 Portugal já dominava navegação por orientação das Estrelas.
*Ficha de leitura (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário