quinta-feira, 6 de junho de 2019

I SUGESTÃO DE AULA ANALISADA*
1. Nível de Ensino: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
2. Disciplina: Matemática.
3. Tema: Geometria – Forma do cotidiano.
4. Conteúdo: Espaço e forma.
5. Objetivo: Reconhecer, ler e interpretar distintas representações das formas bidimensionais e tridimensionais em construções arquitetônicas; Apresentar sua compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, das características e relações das formas conhecidas.
6. Duração: 3 aulas de 50 minutos.
7. Conhecimento prévio: A construção das formas e dos conceitos geométricos.
8. Autor: Gílian Cristina Barros.
9. Co-autor: Eziquiel Menta.
10. Instituição: Secretaria Estadual de Educação – UF: Paraná.

11. Recursos tecnológicos e sugestão de uso de mídias: computadores, internet, livro didático, repositório RIVED, Software POLY – Software gratuito que permite construir e explorar poliedros, bem como analisar sua planificação, para download acessar: http://www.peda.com/poly/; Vídeo - Poliedros de Platão
12. Estratégias: A aula dar-se em três momentos. 1º) Sala de Aula – é proposto que o professor leve o aluno a observar e relatar sobre o contexto histórico de maneira a levar o aluno a construir e/ou reconstruir conceitos científicos a partir do que já conhece (nas construções, músicas, astronomia, aritmética, entre outros). Em seguida é sugerido trabalho em grupo conceitos geométricos (Exemplo: Como sei o que é um poliedro? E o que não é poliedro? Como podemos definir? Que tipo de poliedros existem?  Qual os poliedros apresentados e citados na maioria dos livros?); 2º) no laboratório de informática – onde deverão explorar cada sólido apresentado no recurso educacional apresentado na sugestão da aula. Posteriormente é realizado atividade interativa usando os objetos de aprendizagem disponibilizados no RIVED, o que trata de Geometria apresenta atividades que oportunizam ao aluno a leitura e a análise das formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Os alunos realizarão as atividades 01 e 02 do objeto "Geometria", disponível no endereço eletrônico: http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria.zip; 3º) Laboratório de Informática (Duplas) – realização da atividade 03 do objeto "Geometria".
13. Avaliação: Será realizada no transcorrer das atividades, tendo como critérios: a formação de conceitos pelos alunos; questionamentos e intervenções; e, leitura das produções dos alunos.
14. Data de publicação: 21/11/2008.
15. Questionamento referente à sugestão de aula: Por que não trabalhar também as formas geométricas encontradas na natureza? Existe(m) outro(s) vídeo(s) que possa substituir o que foi indicado?  Existe(m) outro(s) software(s) que possa substituir o que foi indicado? Seria viável trabalhar em outro momento a construção de maquetes e/ou mesmo artes que contenham forma geométricas?
Referência
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1116. Acessado em 04/01/2008.
* Compilação: Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário