I SUGESTÃO DE AULA ANALISADA*
1. Nível de Ensino: Ensino
Fundamental II e Ensino Médio.
2. Disciplina: Matemática.
3. Tema: Geometria – Forma do cotidiano.
4. Conteúdo: Espaço e
forma.
5.
Objetivo: Reconhecer, ler e interpretar distintas representações das formas
bidimensionais e tridimensionais em construções arquitetônicas; Apresentar sua
compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, das características e
relações das formas conhecidas.
6.
Duração: 3 aulas de 50 minutos.
7.
Conhecimento prévio: A construção das formas e dos conceitos geométricos.
8. Autor: Gílian
Cristina Barros.
9. Co-autor: Eziquiel
Menta.
10.
Instituição: Secretaria Estadual de Educação – UF: Paraná.
11. Recursos
tecnológicos e sugestão de uso de mídias: computadores, internet, livro
didático, repositório RIVED, Software
POLY – Software gratuito que permite construir e explorar poliedros, bem
como analisar sua planificação, para download acessar: http://www.peda.com/poly/; Vídeo - Poliedros de Platão
12.
Estratégias: A aula dar-se em três momentos. 1º) Sala de Aula – é proposto que
o professor leve o aluno a observar e relatar sobre o contexto histórico de
maneira a levar o aluno a construir e/ou reconstruir conceitos científicos a
partir do que já conhece (nas construções, músicas, astronomia, aritmética,
entre outros). Em seguida é sugerido trabalho em grupo conceitos geométricos
(Exemplo: Como sei o que é um poliedro? E o que não é poliedro? Como podemos
definir? Que tipo de poliedros existem?
Qual os poliedros apresentados e citados na maioria dos livros?); 2º) no
laboratório de informática – onde deverão explorar cada sólido apresentado no
recurso educacional apresentado na sugestão da aula. Posteriormente é realizado
atividade interativa usando os objetos de aprendizagem disponibilizados no
RIVED, o que trata de Geometria apresenta atividades que oportunizam ao aluno a
leitura e a análise das formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Os
alunos realizarão as atividades 01 e 02 do objeto "Geometria",
disponível no endereço eletrônico: http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria.zip;
3º) Laboratório de Informática (Duplas) – realização da atividade 03 do
objeto "Geometria".
13. Avaliação: Será
realizada no transcorrer das atividades, tendo como critérios: a formação de
conceitos pelos alunos; questionamentos e intervenções; e, leitura das
produções dos alunos.
14. Data de publicação:
21/11/2008.
15.
Questionamento referente à sugestão de aula: Por que não trabalhar também as
formas geométricas encontradas na natureza? Existe(m) outro(s) vídeo(s) que
possa substituir o que foi indicado? Existe(m)
outro(s) software(s) que possa substituir o que foi indicado? Seria viável
trabalhar em outro momento a construção de maquetes e/ou mesmo artes que
contenham forma geométricas?
Referência
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1116.
Acessado em 04/01/2008.
* Compilação: Francisco
das C. M. dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário