II SUGESTÃO DE AULA ANALISADA*
1. Nível de Ensino: Ensino
Fundamental II.
2. Disciplina: Matemática.
3. Tema: Brincando com simetria.
4. Conteúdo: Espaço e
forma.
5.
Objetivo: Reconhecer os diferentes tipos de simetria através de figuras e
pinturas simétricas.
6.
Duração: 2 aulas de 50 minutos.
7.
Conhecimento prévio: Propriedades das figuras planas, giros, ângulos e conceito
básico de simetria.
8. Autor: Enio
Freire de Paula
9. Co-autores: Raquel
Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado e Elvis Márcio Barbosa.
10.
Instituição: Placidio Braga Nogueira Prof – UF: São Paulo.
11. Recursos tecnológicos
e sugestão de uso de mídias: computadores, internet, livro didático, papel
dobradura.
12.
Estratégias: A aula dar-se em dois momentos. 1º) Sala de aula – onde devem ser revisados alguns conteúdos
como: o conceito e os tipos de simetria que existem; 2º) Laboratório de Informática – onde os alunos usarão o
recurso “Simetria”, disponível no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3254,
que auxiliará na identificação de figuras simétricas a partir do “jogo dos sete
erros”, além de trabalhar o conceito de simetria e exemplos. Em seguida, é sugerido
o uso o recurso “Tess”, encontrado no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2208.
E, para reforçar a assimilação do conteúdo é proposto trabalhar obras de
artistas que utilizam formas geométricas (Sugestão: Escher – disponível no
endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher,
e/ou trabalhar a atividade de construção de uma borboleta simétrica com origami
disponível no endereço eletrônico: http://origamei.multiply.com/photos/album/6/Passo_a_passo_-_Borboleta.
13.
Avaliação: Através identificação de conceitos por meio das atividades
realizadas.
14. Data de publicação:
19/12/2008.
15.
Questionamento referente à sugestão de aula: Não seria melhor realizar
trabalhos em grupo? Por que não trabalhar também as formas geométricas
encontradas na natureza? Seria viável trabalhar posteriormente em sala de aula
atividade envolvendo dobraduras e/ou pintura de forma livre?
Referência
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1360.
Acessado em 03/01/2008.
* Compilação Francisco
das C. M. dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário