quinta-feira, 6 de junho de 2019

II SUGESTÃO DE AULA ANALISADA*
1. Nível de Ensino: Ensino Fundamental II.
2. Disciplina: Matemática.
3. Tema: Brincando com simetria.
4. Conteúdo: Espaço e forma.
5. Objetivo: Reconhecer os diferentes tipos de simetria através de figuras e pinturas simétricas.
6. Duração: 2 aulas de 50 minutos.
7. Conhecimento prévio: Propriedades das figuras planas, giros, ângulos e conceito básico de simetria.
8. Autor: Enio Freire de Paula
9. Co-autores: Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado e Elvis Márcio Barbosa.
10. Instituição: Placidio Braga Nogueira Prof – UF: São Paulo.
11. Recursos tecnológicos e sugestão de uso de mídias: computadores, internet, livro didático, papel dobradura.
12. Estratégias: A aula dar-se em dois momentos. 1º) Sala de aula – onde devem ser revisados alguns conteúdos como: o conceito e os tipos de simetria que existem; 2º) Laboratório de Informática – onde os alunos usarão o recurso “Simetria”, disponível no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3254, que auxiliará na identificação de figuras simétricas a partir do “jogo dos sete erros”, além de trabalhar o conceito de simetria e exemplos. Em seguida, é sugerido o uso o recurso “Tess”, encontrado no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2208. E, para reforçar a assimilação do conteúdo é proposto trabalhar obras de artistas que utilizam formas geométricas (Sugestão: Escher – disponível no endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher, e/ou trabalhar a atividade de construção de uma borboleta simétrica com origami disponível no endereço eletrônico: http://origamei.multiply.com/photos/album/6/Passo_a_passo_-_Borboleta.
13. Avaliação: Através identificação de conceitos por meio das atividades realizadas.
14. Data de publicação: 19/12/2008.
15. Questionamento referente à sugestão de aula: Não seria melhor realizar trabalhos em grupo? Por que não trabalhar também as formas geométricas encontradas na natureza? Seria viável trabalhar posteriormente em sala de aula atividade envolvendo dobraduras e/ou pintura de forma livre? 
Referência
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1360. Acessado em 03/01/2008.
* Compilação Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário