quinta-feira, 6 de junho de 2019

ANÁLISE COMPARATIVA DE TEXTOS ON-LINE*
Francisco das C. M. dos Santos
1 Identificação
1.1 Tema
Análise comparativa de textos on-line.
1.2 Sub-tema
Analisando as características de textos on-line de mesmo gênero,
1.3 Módulo
Mídia Impressa
1.4 Área do Conhecimento
Disciplinas curriculares e temas transversais
2  JUSTIFICATIVA
A internet tem se apresentado como um grande potencial no que se refere às diversificadas manifestações da produção textual e lingüística, principalmente aos gêneros textuais emergentes encontrados nos sites e blogs.
Segundo consta na Coleção Conquiste a Rede: Blog(2010)
Blogs são páginas da internet atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo. Temáticos ou não, eles podem trazer textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia. Blogs nasceram como diários pessoais e extrapolaram essa dimensão sendo uma espécie de filtro do ciberespaço, mapas para navegar no infinito de paginas da world wide web. (...). O nome vem da contração de duas palavras em inglês, “web”, de world wide web, e “log”, que pode ser traduzida como registro.
Na atualidade, a Web é a maior fonte de informação eletrônica que dispõe publicações e que proporciona uma potencialidade na forma colaborativa e cooperativa na construção de conhecimento por meio da produção textual.
3 LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS
A leitura e a escrita em ambientes digitais atualmente tornaram-se uma realidade tanto para professores quanto para alunos independentemente de onde estes entram contato com tais ferramentas.
Geralmente as leituras nestes ambientes são dinâmicas e possibilitam aos leitores visitarem outros textos do mesmo assunto, através de palavras que estabelecem relação de sentido entre um determinado pensamento e outro. Neste sentido, PEREIRA (2010) em seu artigo, Letramento Digital: Novas práticas de leitura e escrita do professor afirma:
Na tela a lógica é outra. O leitor pula de uma informação a outra, sem que necessariamente exista uma ligação explicita entre elas. No texto impresso o autor muitas vezes usa uma série de protocolos de leitura, que servem para orientar o leitor e cerca o ato de leitura. Utilizam-se o título, o subtítulo, muda-se de parágrafo. Os recursos da leitura na tela são outros, são de outra natureza. O ato de clicar numa palavra, que está em vermelho, remete o leitor para um outro lugar, para um outro texto, para uma outra informação.
Tais aspectos de leituras e escritas em ambientes como Blog podem ser intensificados através da interação entre autores e visitantes, mediante os debates e discussões promovidos pelas temáticas propostas pelo autor das postagens. Tendo em vista que ambos são produtores neste espaço colaborativo e cooperativo compartilhado por professores e alunos.
4 gênero textual
O gênero de um texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos literários, entre os exemplos temos: poesia, crônicas, contos, prosa. Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, e em especial os textos on-line no qual é nosso foco de análise.
Tais textos circulam no mundo e têm uma função específica, para cada público dentro de suas especificidades e características próprias e que são características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
5   QUADRO COMPARATIVO
Análises das características

Texto 01
Texto 02
Título do texto
Ministério Público já emitiu 200 pareceres no mutirão carcerário de presos condenados.

Windows móvel aposta em integração de módulos do sistema.

Gênero textual

Textos jornalísticos – notícia.

Objetivos
Apresentar notícias informativas.
Apresentar notícias informativas.
Fonte
http://www.noca.com.br/materia.asp?notcod=14036. (texto 01)
http://www.noca.com.br/materia.asp?notcod=14035. (texto 02)
Linguagem
Ambos empregam:
Linguagem verbal de forma imparcial;
Linguagem clara com uso de frases na ordem direta;
Textos curtos, conciso e objetivo;
Formas mais simples admitida pela norma culta da língua;
Vocábulos acessíveis a todos os níveis de leitores.
Recursos Estilísticos
Presença de título que tem por finalidade atrair o leitor.
Presença de título que tem por finalidade atrair o leitor.
Identificação
Ambos apresentam Identificação
6 Conclusão
Os gêneros analisado (jornalísticos) ao que se observou, promove uma unificação estilística no que se refere ao conjunto de procedimentos lingüísticos (entre os quais: linguagem culta, clara, direta, objetiva e concisa) por meio dos quais o enunciador se posiciona diante dos fatos.
Os gêneros literários textuais de forma geral ao ser trabalhado em sala de aula podem oportunizar ao alunado, possibilidades se desenvolverem comportamentos de leitores e de escritores em um processo de produção textual que a busca desenvolver as habilidades no que diz respeito à leitura interativa na perspectiva de construção de conhecimento.
Referências
FOSCHINI, Ana Carmen e Taddei, Roberto Romano. Coleção conquiste a rede – blog. Disponível em: <http://pt.globalvoicesonline.org/wpcontent/uploads/2007/08/conquiste_a_rede_blog.pdf>. Acesso em: fev. 2010.
MARTINS, Marilia do Rio, FLORENTIN, Marli Lenir Dagnese, MICHELIN, Neiva Morello. Blog: a interatividade a serviço da aprendizagem cooperativa. Porto Alegre. Disponível em: <http://arrobaeduc.terapad.com/resources/4489/assets/documents/monografia.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2010.
MONTARDO, Sandra Portela. Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações. Disponível em: <www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdf>. Acesso em: fev. 2010.
PEREIRA, Vera Lucia. Letramento Digital: Novas práticas de leitura e escrita do professor. Disponível em: <www.unimep.br/phpg/posgraduacao/stricto/ed/documents/VeraPereira.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2010.
PIRES, Hindenburgo Francisco. Internet, Software Livre e Exclusão Digital: Impasses e opções no desenvolvimento de políticas públicas de alcance social no Brasil. Disponível em: <http://www.cibergeo.org/artigos/GEOUERJ12.pdf>. Acesso em: fev. 2010.
E-PROINFO. <http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=6C46513659BF9D94A9800620F91D30BD>. Acesso em: 25  fev.  2010.
PORTAL NOCA. <http://www.noca.com.br/materialista.asp?seccod=6>. Acesso em: 25 fev. 2010.
* Atividade apresentada a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo Mídia Impressa como requisito para avaliação da atividade 3, sob a orientação da Profa. Ana Luzia de Sá Magalhães. 2010.

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