sábado, 6 de julho de 2019

SITUAÇÕES CONFLITANTES NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO – SITUAÇÃO APRESENTADA
A empresa Sucesso S/A convidou-lhe, tecnólogo de segurança do trabalho, para ministrar uma palestra a respeito de prevenção de acidente no trabalho. O motivo maior da solicitação dessa temática deu-se em função da identificação de um quantitativo muito significativo de atos inseguros, que resultou em vários acidentes neste ano. Essa temática é muito interessante e necessária neste momento para a empresa. Portanto, no exercício do papel de palestrante, você teve que aprender a lidar com situações comuns àqueles que administram grupos de trabalho, como por exemplo: 1) Um grupo formado por funcionários, que acham que já sabem tudo sobre o assunto e procuram centrar as atenções para suas falas, direcionando o assunto às suas experiências; 2) Um participante do grupo de trabalho, ao ser questionado por você, responde com uma observação totalmente irrelevante, demonstrando total falta de conhecimento sobre o assunto da palestra; e, 3) Um funcionário que não perde a oportunidade de contestar o que você transmite, como se procurasse desqualificar o seu trabalho.
CONTROLANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO
Valter A. da Silva
Com vista nas situações apresentadas é importante desenvolver os trabalhos iniciais conhecendo os participantes da referida palestra, procurando conhece-los a parti de elementos obtidos por meios de atividades dinâmicas interativas, objetivando identificar quais os possíveis grupos que existem, bem como as suas ideias a cerca da temática que será trabalhada na palestra, ou seja, buscar informações relevantes que possa ajudar no desenvolvimento do e dialogo que será realizado entre o  palestrante e os funcionários participantes.
A palestra deve ser desenvolvida a parti da motivação dos colaboradores, sempre ressaltando a importância de todos para o real sucesso da empresa, bem como de qualquer outra, reforçado a importância de se senti desafiado para a superação, impulsionando todos os participantes para ver a missão como única para todos os profissionais, ou seja, que os objetivos e metas são comuns que é o crescimento pessoal e profissional de cada um, pode influenciar no crescimento e qualidade e produtividades da própria empresa, sendo importante frisar que as atitudes individuais não dever sobrepor aos do grupo e metas e projeto da empresa.
A palestra deve direcionar questionamentos do grupo aproveitando para promover a interação no diálogo realizado, de forma a enriquecer os conhecimentos a cerca da temática trabalhada de forma a buscar melhorar a relação coletiva, fazendo com que possibilite uma maior participação dos funcionários, com vista nas experiências e relatos que podem surgir para provocar situações de reflexão coletiva, promovendo um melhor aprendizado relacionando conhecimentos teóricos com a prática cotidiana.
Durante o diálogo que se direcione as situações vistas como fonte de autorreflexão das ações já realizadas, com vista no ato de ser de cada profissional, refletindo sobre as limitações e necessidade de melhoria da pessoa humana e profissional, bem como das da importância do trabalho em grupo para o crescimento individual e ao mesmo tempo do grupo, de forma a aperfeiçoar as habilidades e potencialidades de todos, ou seja, que o objetivo individual não se sobressaia dos objetivos do grupo, para que objetivos e metas da empresa seja realmente alcançada, da necessidade do trabalho conjunto, do respeito, na busca dA maturidade profissional, para a qualidade e  saúde e segurança de todos.
Deve-se também buscar desenvolver o conhecimento de si e do outro, bem como o ambiente de trabalho, reavaliar o papel de cada um na empresa, visando a e re-elaboração de conceitos a cerca do papel de cada profissional que faz parte do ambiente de trabalho, buscando mostrar que mais importante que possíveis erros, são as soluções que devem vim, da importância do trabalho coletivo e do crescimento de todos par que se tenha segurança dentro do ambiente de trabalho, para que se tenha um ambiente físico adequado e um bom relacionamento entre todos os participantes.
REFERÊNCIAS
GESTÃO DE CONFLITO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qJjEvpCHDjU&feature=youtu.be>. Acesso em: 28 agos. 2018.
MALTA, YÊDA SÁ. Unidade 1 e 2: Fundamentação e Aplicação da Psicologia do Trabalho. São Luís: UEMAnet, 2018.

PEREIRA, Joselaine Cordeiro. Psicologia do trabalho. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.

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