SITUAÇÕES CONFLITANTES NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO – SITUAÇÃO APRESENTADA
A empresa Sucesso S/A convidou-lhe, tecnólogo de
segurança do trabalho, para ministrar uma palestra a respeito de prevenção de
acidente no trabalho. O motivo maior da solicitação dessa temática deu-se em
função da identificação de um quantitativo muito significativo de atos
inseguros, que resultou em vários acidentes neste ano. Essa temática é muito
interessante e necessária neste momento para a empresa. Portanto, no exercício
do papel de palestrante, você teve que aprender a lidar com situações comuns àqueles
que administram grupos de trabalho, como por exemplo: 1) Um grupo formado por
funcionários, que acham que já sabem tudo sobre o assunto e procuram centrar as
atenções para suas falas, direcionando o assunto às suas experiências; 2) Um
participante do grupo de trabalho, ao ser questionado por você, responde com
uma observação totalmente irrelevante, demonstrando total falta de conhecimento
sobre o assunto da palestra; e, 3) Um funcionário que não perde a oportunidade
de contestar o que você transmite, como se procurasse desqualificar o seu
trabalho.
CONTROLANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO
Valter A. da Silva
Com vista nas situações apresentadas é importante
desenvolver os trabalhos iniciais conhecendo os participantes da referida
palestra, procurando conhece-los a parti de elementos obtidos por meios de
atividades dinâmicas interativas, objetivando identificar quais os possíveis
grupos que existem, bem como as suas ideias a cerca da temática que será trabalhada
na palestra, ou seja, buscar informações relevantes que possa ajudar no
desenvolvimento do e dialogo que será realizado entre o palestrante e os funcionários participantes.
A palestra deve ser
desenvolvida a parti da motivação dos
colaboradores, sempre ressaltando a importância de todos para o real
sucesso da empresa, bem como de qualquer outra, reforçado a importância de se
senti desafiado para a superação, impulsionando todos os participantes para ver
a missão como única para todos os profissionais, ou seja, que os objetivos e
metas são comuns que é o crescimento pessoal e profissional de cada um, pode
influenciar no crescimento e qualidade e produtividades da própria empresa, sendo
importante frisar que as atitudes individuais não dever
sobrepor aos do grupo e metas e projeto da empresa.
A palestra deve direcionar questionamentos
do grupo aproveitando para promover a interação no diálogo realizado, de forma
a enriquecer os conhecimentos a cerca da temática trabalhada de forma a buscar
melhorar a relação coletiva, fazendo com que possibilite uma maior participação
dos funcionários, com vista nas experiências e relatos que podem surgir para
provocar situações de reflexão coletiva, promovendo um melhor aprendizado relacionando
conhecimentos teóricos com a prática cotidiana.
Durante o diálogo que
se direcione as situações vistas como fonte de autorreflexão das ações já
realizadas, com vista no ato de ser de cada profissional, refletindo sobre as
limitações e necessidade de melhoria da pessoa humana e profissional, bem como
das da importância do trabalho em grupo para o crescimento individual e ao
mesmo tempo do grupo, de forma a aperfeiçoar as habilidades e potencialidades
de todos, ou seja, que o objetivo individual não se sobressaia dos objetivos do
grupo, para que objetivos e metas da empresa seja realmente alcançada, da
necessidade do trabalho conjunto, do respeito, na busca dA
maturidade profissional, para a qualidade e
saúde e segurança de todos.
Deve-se também buscar
desenvolver o conhecimento de si e do outro, bem como o ambiente de trabalho, reavaliar
o papel de cada um na empresa, visando a e re-elaboração de conceitos a cerca
do papel de cada profissional que faz parte do ambiente de trabalho, buscando
mostrar que mais importante que possíveis erros, são as soluções que devem vim,
da importância do trabalho coletivo e do crescimento de todos par que se tenha
segurança dentro do ambiente de trabalho, para que se tenha um
ambiente físico adequado e um bom relacionamento entre todos os participantes.
REFERÊNCIAS
GESTÃO
DE CONFLITO. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=qJjEvpCHDjU&feature=youtu.be>.
Acesso em: 28 agos. 2018.
MALTA, YÊDA SÁ. Unidade 1 e 2: Fundamentação e Aplicação da Psicologia do Trabalho.
São Luís: UEMAnet, 2018.
PEREIRA, Joselaine
Cordeiro. Psicologia do trabalho.
Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008.
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