terça-feira, 6 de agosto de 2019

PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PARTE 3 – OBJETIVO E TAREFA
Objetivo
Um primordial objetivo da Pedagogia Histórico-Crítica, de acordo com Aranha (2006, p. 276) é “tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social” mediante a “transformação das consciências”, tendo em vista que para a autora, não se trata, pois, de uma proposta idealista de mudança, mas de um tipo de “concepção histórico-crítico” fundada “em pressupostos materialistas e dialéticos” que visa uma mudança real crítica e ética das ações humana.
Tarefa
Para Saviani (2003, p. 9), a tarefa da Pedagogia Histórico-crítica no tocante à educação escolar implica em:
a) Identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção compreendendo as suas principais manifestações bem como as tendências atuais de transformação;
b) Conversão do saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempos escolares;
c) Provimento dos meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação.
Pequena consideração do contexto
Dentro desses conceitos, a escola apresenta-se como instituição que busca garantir os conhecimentos necessários á formação do aluno, a partir de tarefas possíveis, por meio de ações práticas, com vista em um compromisso político objetivando a transformação, tendo como mediador e construtor do conhecimento principal, o professor, despertando no aluno, a sensibilidade para perceber e compreender o mundo à sua volta e torná-lo ator crítico consciente de suas ações.
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).
 ______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
 ______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
 ______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

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