PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PARTE 3 –
OBJETIVO E TAREFA
Objetivo
Um primordial
objetivo da Pedagogia Histórico-Crítica, de acordo com Aranha (2006, p. 276) é
“tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação
social” mediante a “transformação das consciências”, tendo em vista que para a
autora, não se trata, pois, de uma proposta idealista de mudança, mas de um
tipo de “concepção histórico-crítico” fundada “em pressupostos materialistas e
dialéticos” que visa uma mudança real crítica e ética das ações humana.
Tarefa
Para Saviani
(2003, p. 9), a tarefa da Pedagogia Histórico-crítica no tocante à educação
escolar implica em:
a) Identificação das formas mais
desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente,
reconhecendo as condições de sua produção compreendendo as suas principais
manifestações bem como as tendências atuais de transformação;
b) Conversão do saber objetivo em saber
escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempos
escolares;
c) Provimento dos meios necessários para que
os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas
apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua
transformação.
Pequena consideração do contexto
Dentro desses conceitos, a escola apresenta-se
como instituição que busca garantir os conhecimentos necessários á formação do
aluno, a partir de tarefas possíveis, por meio de ações práticas, com vista em
um compromisso político objetivando a transformação, tendo como mediador e construtor
do conhecimento principal, o professor, despertando no aluno, a sensibilidade
para perceber e compreender o mundo à sua volta e torná-lo ator crítico
consciente de suas ações.
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. São Paulo:
Moderna, 1996.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2 ed. Campinas,
SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18 ed. rev.
Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).
______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,
1991.
______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano
Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados,
2010.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed.
Campinas-SP: Autores Associados, 2012.
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