terça-feira, 6 de agosto de 2019

PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: PARTE 2 – CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS E SEUS PASSOS (ETAPAS)
Introdução
A proposta metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, apresenta-se como um caminho que busca a apropriação e (re)construção do conhecimento de forma sistematizada no intuito de evidenciar todos os conteúdos que são trabalhados na escola, sendo estes, uma expressão de necessidades sociais situadas historicamente, apresentando-se a partir de passos pedagógicos (Etapas) de construção do conhecimento escolar, sendo estes expostos a segui.
1ª Etapa: Prática Social Inicial, forma de abordagem dos conteúdos.
1.1 Conteúdos: são listados os conteúdos em forma de tópicos.
1.2 Vivência do conteúdo: preparação por meio se diálogo e discussão coletiva, realização de anotações referente aos conhecimentos dos alunos, sobre o que sabem e/ou gostaria de saber, ou seja, momento de esclarecer o levantamento da realidade sobre o tema.
2ª Etapa: Problematização, momento de transformar os conteúdos em questões desafiadoras visando o despertar investigativo dos alunos, bem como, o de relacionar o conteúdo com a prática social.
2.1 Discussão sobre o conteúdo: Identificação e discussão dos principais problemas no contexto da prática social, relacionado com os conteúdos, em que são trabalhados: a transformação dos conteúdos, com vista nos desafios da prática social inicial, ou seja, processo de transformação das questões problematizadoras/desafiadoras.
2.2 Dimensões do conteúdo a serem respeitadas: Momento em que busca-se desenvolver possíveis relações com outros campos de saberes, voltados para aspectos da formação integral do aluno dentre os quais - construção histórica dos conteúdos, econômicos, sociais e suas prática, legislação, conceitual, religiosa, cultural, estética, afetiva, dentre outros aspectos possíveis.
3ª Etapa: Instrumentalização, momento em que ocorrem as ações docente e discentes.
3.1 Ações Docentes: que vai desde, preparação das aulas – predisposição mental sobre o que vai executar, em relação ao conteúdo, processos pedagógicos, recursos e formas de avaliação; até (durante) a execução da aula – quando ocorre a exposição do professor sobre a importância, necessidade e validade do conteúdo, com vista no referencial teórico-metodológico e criação das condições favoráveis à aprendizagem dos alunos.
3.2 Ações Discentes: atitudes e ações dos alunos durante a aula, em que irá ocorrer, a) realização de atividades – mentais, memorizar: decorar, recordar, repetir, também a busca pela apreensão; b) compreensão – quando o aluno busca  dizer com suas palavras o que ouviu/leu, interpretar, explicar; c) aplicação – quando ocorre a transferência dos conhecimentos adquiridos para novas situações concretas; c) análise – em que são demonstrados o todo do conteúdo em suas partes constitutivas;  d) sistematização – momento em que reuni e/ou ocorre a combinação dos elementos para formar um todo novo, uma nova estrutura; e) Momento avaliativo – em que ocorre o atos de reflexivos de julgamento, criticas, comparações, em que o aluno busca emiti juízo e tomadas de decisões de valor sobre os conteúdos relevantes..
3.3 Ações Discentes: Recursos humanos e materiais – Refere-se a listagem de pessoas, equipamentos e objetos necessários ao desenvolvimento do trabalho docente e discente.
4ª Etapa: Catarse, momento em que ocorre as atividades desafiadoras.
4.1 Síntese mental do aluno: momento em que o aluno manifesta para si o que aprendeu, o que incorporou além do que já sabia sobre o assunto, em que se busca identificar dentro outros aspectos,: quais os novos conhecimentos que se espera que o aluno incorpore; síntese dos conteúdos necessários, síntese e produção individual, Síntese e produção coletiva.
4.2 Expressão da síntese (Avaliação): Criar condições para o aluno expressar os novos conhecimentos: provas, debates, apresentações, etc.
5ª Etapa: Prática Social Final, onde ocorrem as ações concretas da função social do conteúdo, relacionado às Intenções e aprendizado do aluno e das suas ações e compromisso dispõe-se ao executar em seu cotidiano visando ações práticas.
Pequena consideração do contexto
Os caminhos apresentados (as Etapas), constituem juntas, um todo indissociável e dinâmico, onde: a Prática Social Inicial e Final são o contexto de onde provém e para onde retorna o conteúdo reelaborado pelo processo escolar. A Problematização, a Instrumentalização e a Catarse são os três passos de efetiva construção do conhecimento na e para a prática social.
Referências
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).
 ______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
 ______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
 ______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

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