A MATEMÁTICA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO* –
PARTE 02 (algumas ponderações sobre a avaliação no processo de
ensino/aprendizagem de matemática)
Além dos aspectos pontuados (Parte 01), é
importante fazer algumas ponderações a respeito da avaliação da aprendizagem,
que costuma ser, com muita frequência, considerada uma tarefa difícil.
Entender a avaliação como apenas dar notas ou
como instrumento para classificar cada um dos aprendizes é reduzi-la a mero
instrumento de punir, de desconfiar, de subtrair a autoestima e a autoconfiança
dos alunos e alunas. A avaliação, enquanto processo, precisa exercer o papel que
lhe é devido: ser auxiliar privilegiado da aprendizagem. Acreditamos em uma
forma de avaliar que possa servir como baliza para o trabalho da professora ou
professor. No processo de avaliar, é fundamental:
·
Que se levem em conta as diferenças
individuais, abandonando o caráter homogeneizante da avaliação seletiva. Isso
será uma meta alcançável na medida em que a professora ou professor deixar de
pautar-se pela comparação de seus alunos e alunas com um padrão ideal e passar a
considerar o processo de aprendizagem de cada um, os avanços e conquistas que
faz;
·
Que se considerem os erros como indicativos
de correção de rotas no trabalho em sala de aula e não como resultado de um
processo de aprendizagem fracassado. Desse modo, a importância dada ao erro
alcança outro patamar, passando a apontar caminhos a serem trilhados, deixando de
ser passível de punição;
·
Que se incluam no rol de instrumentos de
avaliação a observação das atividades cotidianas, coletivas e individuais,
tanto escritas como orais ou de construção, deixando de privilegiar apenas
provas e testes.
Nesse sentido, pode-se dizer que a matemática
escolar é um instrumento de educação, pois quando os alunos têm a oportunidade
de frequentar uma sala de aula em que o professor ou professora os respeita enquanto
indivíduos capazes e autônomos, podem experimentar o prazer, a satisfação, o
gosto bom de estudar para aprender, para descobrir mais, para conhecer. E isso
é algo esperado no processo educativo. Quando a sala de aula de matemática
passa a ser um lugar em que alunos e alunas podem desfrutar de muitas
experiências de conhecimento, podem saborear desafios, aprendem a ter confiança
em si como solucionadores de problemas, aprendem a comunicar suas ideias
matemáticas, pode-se dizer que a matemática esteve a serviço da educação, que é
o que se espera da matemática escolar.
*A
MATEMÁTICA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO. Texto de Walderez Soares Melão.
Orientações Pedagógicas, Matemática: Sala de apoio à aprendizagem / Paraná.
Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de
Ensino Fundamental. Curitiba: SEED - Pr., 2005. 130p. Disponível em:
https://pt.slideshare.net/AlessandraNascimento3/material-apoio-professor-fundamental
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