domingo, 6 de outubro de 2019

A MATEMÁTICA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO* – PARTE 02 (algumas ponderações sobre a avaliação no processo de ensino/aprendizagem de matemática)
Além dos aspectos pontuados (Parte 01), é importante fazer algumas ponderações a respeito da avaliação da aprendizagem, que costuma ser, com muita frequência, considerada uma tarefa difícil.
Entender a avaliação como apenas dar notas ou como instrumento para classificar cada um dos aprendizes é reduzi-la a mero instrumento de punir, de desconfiar, de subtrair a autoestima e a autoconfiança dos alunos e alunas. A avaliação, enquanto processo, precisa exercer o papel que lhe é devido: ser auxiliar privilegiado da aprendizagem. Acreditamos em uma forma de avaliar que possa servir como baliza para o trabalho da professora ou professor. No processo de avaliar, é fundamental:
·         Que se levem em conta as diferenças individuais, abandonando o caráter homogeneizante da avaliação seletiva. Isso será uma meta alcançável na medida em que a professora ou professor deixar de pautar-se pela comparação de seus alunos e alunas com um padrão ideal e passar a considerar o processo de aprendizagem de cada um, os avanços e conquistas que faz;
·         Que se considerem os erros como indicativos de correção de rotas no trabalho em sala de aula e não como resultado de um processo de aprendizagem fracassado. Desse modo, a importância dada ao erro alcança outro patamar, passando a apontar caminhos a serem trilhados, deixando de ser passível de punição;
·         Que se incluam no rol de instrumentos de avaliação a observação das atividades cotidianas, coletivas e individuais, tanto escritas como orais ou de construção, deixando de privilegiar apenas provas e testes.
Nesse sentido, pode-se dizer que a matemática escolar é um instrumento de educação, pois quando os alunos têm a oportunidade de frequentar uma sala de aula em que o professor ou professora os respeita enquanto indivíduos capazes e autônomos, podem experimentar o prazer, a satisfação, o gosto bom de estudar para aprender, para descobrir mais, para conhecer. E isso é algo esperado no processo educativo. Quando a sala de aula de matemática passa a ser um lugar em que alunos e alunas podem desfrutar de muitas experiências de conhecimento, podem saborear desafios, aprendem a ter confiança em si como solucionadores de problemas, aprendem a comunicar suas ideias matemáticas, pode-se dizer que a matemática esteve a serviço da educação, que é o que se espera da matemática escolar.
*A MATEMÁTICA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO. Texto de Walderez Soares Melão. Orientações Pedagógicas, Matemática: Sala de apoio à aprendizagem / Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Curitiba: SEED - Pr., 2005. 130p. Disponível em: https://pt.slideshare.net/AlessandraNascimento3/material-apoio-professor-fundamental

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