JOGOS
E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Objetivos/Regras: Brincado
com um gráfico rabiscado no chão, constituído por dez casas, onde as crianças
tentam chegar ao céu. Com o lançamento da pedrinha, elas vão ultrapassando cada
quadrado (casa), através de saltos, alternando o pé. A criança deve jogar a
pedrinha a começar pelo número 1. Ela irá pulando e não pode pôr o pé no
quadrado onde tiver caído a pedra, pulando-o e seguindo até chegar o último. Na
volta deve pegar a pedra. Errando o pulo, pisando na linha, ou se a pedra cair
fora ou sobre a linha a criança perde a vez.
Objetivos/Regras: Os
meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e
batem a mão sobre elas, as que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a
mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas
repetidas para que ninguém saia no prejuízo.
Objetivos/Regras: Consiste
em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do
polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se
conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar
com as bolinhas de seus companheiros.
Objetivos/Regras: Um
dos jogadores do grupo é escolhido para ser o “pegador”. Aquele jogador que for
pego deverá assumir a posição do pegador. A brincadeira acontecerá até quando
houver motivação e entusiasmo por parte dos praticantes.
Objetivos/Regras: Objeto
cônico, geralmente de madeira, com uma ponta de metal. É lançado com ajuda de
um fio conhecido por "fieira", que o faz girar. O objetivo é rodar o
seu pião dentro de um circulo e ficar rodando o maior tempo possível dentro
desse circulo, e os outros jogadores com o objetivo de tirar o pião que estiver
lá dentro para o lado de fora.
Objetivos/Regras: A
meta é manter sempre a pipa no ar pelo maior tempo que conseguir. Com o vento
bom, o encarregado de empinar deverá aproveitar para soltar a linha o máximo
que conseguir. Se por acaso, a pipa começar a cair, basta recolher a linha até
encontrar um ponto onde o vento esteja mais forte e firme, e assim levantá-la
novamente.
Objetivos/Regras: São
necessárias 3 crianças para essa brincadeira. Duas crianças, distantes
dois metros uma da outra, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um
retângulo. A terceira criança deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo
movimentos, que geralmente são acompanhados por músicas, que mudam de
região para região do Brasil.
Objetivos/Regras: As
crianças terão que passar pela corda sem tocar na mesma, para isso deverão
elaborar estratégias corporais como solução. Inicialmente, salta-se sob um
ritmo cadenciado e no refrão final a corda é girada velozmente, aumentando o
desafio enfrentado pela criança.
Objetivos/Regras: Cada
time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se
colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de
"cruzar", que não pode "queimar" enquanto esta nesta
função.
Objetivos/Regras: Duas
crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a
base da dupla de lançadores. O objetivo dos lançadores é derrubar a base
com a bolinha ou com chutes. Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os
lançadores podem chutar a base ou lançar a bola. Se conseguirem quebrar a
defesa dos rebatedores e derrubar a base, eles ficam com o taco. Se os
rebatedores jogarem a bola longe cinco vezes, eles ganham o jogo e trocam de
lugar com os lançadores.
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