domingo, 6 de outubro de 2019

JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Amarelinha
Objetivos/Regras: Brincado com um gráfico rabiscado no chão, constituído por dez casas, onde as crianças tentam chegar ao céu. Com o lançamento da pedrinha, elas vão ultrapassando cada quadrado (casa), através de saltos, alternando o pé. A criança deve jogar a pedrinha a começar pelo número 1. Ela irá pulando e não pode pôr o pé no quadrado onde tiver caído a pedra, pulando-o e seguindo até chegar o último. Na volta deve pegar a pedra. Errando o pulo, pisando na linha, ou se a pedra cair fora ou sobre a linha a criança perde a vez.
Bafo
Objetivos/Regras: Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas, as que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que ninguém saia no prejuízo.
Bolinha de gude
Objetivos/Regras: Consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.
Pega-pega
Objetivos/Regras: Um dos jogadores do grupo é escolhido para ser o “pegador”. Aquele jogador que for pego deverá assumir a posição do pegador. A brincadeira acontecerá até quando houver motivação e entusiasmo por parte dos praticantes.
Pião
Objetivos/Regras: Objeto cônico, geralmente de madeira, com uma ponta de metal. É lançado com ajuda de um fio conhecido por "fieira", que o faz girar. O objetivo é rodar o seu pião dentro de um circulo e ficar rodando o maior tempo possível dentro desse circulo, e os outros jogadores com o objetivo de tirar o pião que estiver lá dentro para o lado de fora.
Pipa
Objetivos/Regras: A meta é manter sempre a pipa no ar pelo maior tempo que conseguir. Com o vento bom, o encarregado de empinar deverá aproveitar para soltar a linha o máximo que conseguir. Se por acaso, a pipa começar a cair, basta recolher a linha até encontrar um ponto onde o vento esteja mais forte e firme, e assim levantá-la novamente.
Pula elástico
Objetivos/Regras: São necessárias 3 crianças para essa brincadeira. Duas crianças, distantes dois metros uma da outra, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. A terceira criança deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo movimentos, que geralmente são acompanhados por músicas, que mudam de região para região do Brasil.
Pular corda
Objetivos/Regras: As crianças terão que passar pela corda sem tocar na mesma, para isso deverão elaborar estratégias corporais como solução. Inicialmente, salta-se sob um ritmo cadenciado e no refrão final a corda é girada velozmente, aumentando o desafio enfrentado pela criança.
Queimada
Objetivos/Regras: Cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "queimar" enquanto esta nesta função.
Taco
Objetivos/Regras: Duas crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a base da dupla de lançadores. O objetivo dos lançadores é derrubar a base com a bolinha ou com chutes. Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os lançadores podem chutar a base ou lançar a bola. Se conseguirem quebrar a defesa dos rebatedores e derrubar a base, eles ficam com o taco. Se os rebatedores jogarem a bola longe cinco vezes, eles ganham o jogo e trocam de lugar com os lançadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário