RACISMO NO BRASIL: CONTEXTO E PROPOSTA DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO (Produção de texto*)
O Brasil, mesmo sendo um país formado por
uma miscigenação de vários povos, dentre os quais: indígenas, portugueses e
africanos, resultado uma diversidade de raça, etnia, cultura,
religião, dentre outros, é visível, no cenário social vigente, que pessoas
e/ou grupos de pessoas se consideram superiores para com outros grupos,
expressando atitudes de preconceito, dentro de uma visão discriminatórias de
racismo, sendo tais atitudes, parte estrutural da sociedade brasileira, que é
vista no contexto histórico, a exemplo a escravidão.
Com base em fatos históricos, torna-se uma
grade desafio o combate contra atitudes de racismo, sendo necessário ações de
resgate as políticas que visam combater a discriminação, não apenas com
referência a leis, mas é necessário desenvolver sistematização das ações e a
sensibilização de compreensão histórica e cultural sobre a diversidade étnica
dentro de todos os ambientes possíveis, no caso em destaque, nas instituições
de educação básica e superiores, por serem campo de formação de cidadãos
críticos e conscientes.
Logo, as medidas de enfrentamento são
necessárias, serem reforçadas em locais que desenvolvam atividades formativas,
aja vista, que tais instituições são campos que estimulam o diálogo e debates
de temática que favorece a formação social, cultural e humana, propiciando
assim, situações reflexivas de observação sobre as atitudes preconceituosas, buscando
compreender a questão do preconceito racial, e, outras atitudes preconceituosas
discriminatórias existente na sociedade, visando o desenvolvimento da cultura
do respeito.
Deste modo, entende-se, após o exposto, que
medidas a serem tomadas, devem partir do reforço de debates reflexivos em
ambientes que desenvolvem de forma mais direta a formação educacional e cidadã,
que trabalha com o debate e a construção formativa social, cultural e humana.
Para isso, o Estado precisa promover uma educação com uma infraestrutura de
maior qualidade em todas instituições de ensino da rede pública, na educação
básica e superior, especialmente, em escolas periféricas, além, é claro, do
desenvolvimento de projeto que garanta educacionais realizados pelo Estado e
pelas instituições de educação básicas e superiores fortalecendo reflexões e
opinião crítica perante a sociedade.
* Material produzido por Lilian
Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração. Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias.
2020.
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